5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Growatt lança inversor para usinas solares off-grid

O equipamento pode ser conectado em paralelo em até seis unidades para sistemas monofásicos ou trifásicos

Autor: 30 de agosto de 2021Brasil
Growatt lança inversor para usinas solares off-grid

Com o objetivo de atender áreas remotas, como pequenas ilhas e propriedades rurais, a fabricante Growatt anunciou o lançamento de seu inversor off-grid de segunda geração, o SPF 3000T HVM-G2.

O equipamento conta com um controlador de carga com MPPT integrado, carregador CA e transformador de baixa frequência, permitindo potência de surto três vezes maior que a potência nominal para suportar cargas indutivas e partidas em motores.

De acordo com a empresa, o produto possui eficiência de mercado de até 95%, combinada com uma perda de energia muito menor, com apenas 9 W de consumo de eletricidade no modo de economia, 70% menos do que a de outros semelhantes. 

Além disso, possui a função de bypass, que permite ao usuário ignorar o funcionamento normal do inversor e usar a energia da rede, e oferece alta tensão de entrada de até 250 V, tornando a instalação mais fácil e reduzindo os custos de BoS (Balance of System), afirmou a companhia. 

Outro ponto ressaltado é que o equipamento pode ser conectado em paralelo com até seis unidades para sistemas monofásicos ou trifásicos para expandir a capacidade de potência para 18 kW. 

O inversor fotovoltaico possui controlador de carga com MPPT integrado e carregador CA. Imagem: divulgação

Tal produto pode funcionar também com ou sem baterias e é compatível com as de chumbo-ácido e íons de lítio, incluindo as de fosfato de ferro de lítio (LFP) da Growatt.

Segundo a fabricante, o inversor é projetado ainda com função de proteção de desconexão de baixa tensão para baterias. Ou seja, quando a tensão da bateria cair, ela primeiro desconectará as cargas não críticas do sistema para estender o tempo de backup para as cargas críticas.

“O inversor off-grid interativo com a rede da Growatt é para o Brasil, em um momento de crise hídrica – recurso que é nossa maior fonte energética – a solução ideal”, destacou Talyson Alves, gerente de marketing da Growatt no Brasil. 

“Nossa equipe de P&D trouxe tecnologias avançadas para este produto de nova geração, tornando-o um dos inversores fora da rede mais poderosos do mercado”, ressaltou Lisa Zhang, diretora de marketing da Growatt. 

“Combinado com nossa ampla gama de baterias de lítio e soluções de monitoramento, este novo equipamento permite o acesso à energia limpa, inteligente, confiável e sustentável”, enfatizou.

De acordo com a executiva, com a fonte solar sendo muito mais barata que os combustíveis fósseis, a combinação da tecnologia fotovoltaica com armazenamento de energia permitirá que milhões de famílias alcancem a independência energética.

Leia mais: Renováveis têm custos inferiores ao combustível fóssil mais barato

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.