26 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

HYDROGEN EXPO South America chega ao Brasil

Primeira edição, que acontece em junho no RJ, reúne cadeia produtiva do hidrogênio e descarbonização e traz cases práticos

Autor: 10 de abril de 2023Hidrogênio Verde
4 minutos de leitura
HYDROGEN EXPO South America chega ao Brasil

O hidrogênio verde já é uma opção promissora e real para a transição energética. Foto: Reprodução

O primeiro HYDROGEN EXPO South America – Feira & Congresso Internacional sobre tecnologias e soluções para a cadeia produtiva do hidrogênio será realizado nos dias 20 e 21 de junho de 2023 no Centro de Exposições Expo Mag, no Rio de Janeiro (RJ).

O evento reúne fornecedores de tecnologias, equipamentos e desenvolvedores de soluções para a cadeia produtiva do hidrogênio e descarbonização e tem como objetivo trazer ao país ferramentas e soluções práticas para o desenvolvimento da indústria local.

Além disso, visa incentivar a aproximação e networking entre demanda e oferta dos players na América do Sul e encontrar alternativas aos desafios reais para o crescimento e o ganho de escala do setor brasileiro.

“O foco do evento é passar da discussão à realidade do hidrogênio como alternativa para as indústrias brasileira e sul-americana. É uma solução real e tangível para as companhias que planejam acompanhar as demandas mundiais e as tecnologias necessárias para desenvolver essa alternativa de negócio”, comentou Cassiano Facchinetti, managing director da Interlink Exhibitions.

Participações

O HYDROGEN EXPO South America conta com a presença e apoio de grandes empresas do setor, marcas como Millenium Bioenergy, White Martins, Air Products, Goetze Armaturen, Gás Futuro, Herose GmbH, HL Soluções Ambientais, KSB, McPhy, Nitto, Pressure Comercial, Qualitec, T&T Sistemi, Aerzen, PVT, são alguns dos nomes confirmados.

Além disso, contará com a presença entidades como a ABEOOLICA, ABGD, ABH2, ABHAV, ABIMAQ, ABIOGÁS, ABRACEEL, ABSOLAR, CCS Brasil, CELA, INEL e Watt Capital.

A edição de 2023 da HYDROGEN EXPO South America tem ainda uma parceria estratégica com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Rio de Janeiro, a AHK Rio, que atuará ativamente no desenvolvimento do evento.

Congresso HYDROGEN EXPO

Além da área de exposição, o evento organiza o Congresso Hydrogen Expo, cujo tema é Casos de uso do hidrogênio verde na prática, suas aplicabilidades no Brasil e os caminhos para se chegar até lá.

Desenvolvido em parceria com um Comitê Técnico Científico formado pelos especialistas do setor, o congresso apresentará os temas mais recentes sobre produção de hidrogênio, células a combustível e descarbonização.

Experts de diversos setores, autoridades do governo, acadêmicos e influenciadores do Brasil e do exterior, discutirão sobre inovação, novas oportunidades, políticas públicas, entre outras temáticas.

No comando da curadoria do congresso está Ansgar Pinkowski, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade na AHK Rio. “Após ampla análise de congressos que discutem esse tema, acreditamos ter chegado a um conceito novo e disruptivo para este evento. Queremos mostrar que é possível desde já investir em projetos de hidrogênio verde e discutir os caminhos mais viáveis ao longo da cadeia de valor”, destacou.

Serão dois dias de painéis divididos em quatro tracks: exportação e distribuição, mobilidade e transporte, aplicações na indústria e governo e associações. No último dia, uma agenda propositiva será criada em conjunto com o governo para desenvolvimento de projetos ligados ao hidrogênio verde no Brasil.

A grade completa do congresso será divulgada ainda neste mês, quando as inscrições estarão abertas.

Carbono: tecnologias e soluções

Simultânea ao evento, acontece também a CARBON CAPTURE EXPO South America, que trata sobre tecnologias e soluções para captura, transporte e armazenamento de carbono.

O encontro abordará temas como segurança da regulamentação, viabilidade econômica e integração da cadeia, pontos considerados fundamentais para o sucesso dos projetos de captura e armazenamento de carbono (CCS) no Brasil.

A temática está diretamente relacionada ao hidrogênio e, por essa razão, os dois eventos irão acontecer simultaneamente, porém, com áreas de exposição e congressos exclusivos para cada assunto específico.

“Esse conceito de juntar os assuntos hidrogênio e captura de carbono em um evento simultâneo já acontece em outros países e, aqui no Brasil, fazia todo sentido, já que os temas são correlacionados e complementares”, disse Facchinetti.

“A HYDROGEN EXPO South America tem gerado grande interesse no mercado e empresas e associações já estão confirmadas. Muitas dessas companhias têm interesse ou já atuam no segmento de captura de carbono, portanto, a expectativa para a CARBON CAPTURE EXPO é altíssima”, concluiu.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.