18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Importação de placas solares cresce 180% em agosto

De acordo com a Greener, alta é registrada em comparação com o mesmo período de 2020

Autor: 1 de outubro de 2021dezembro 28th, 2021Brasil
Importação de placas solares cresce 180% em agosto

Comparando agosto com julho deste ano, houve um aumento de 19,5% no volume de painéis importados

Levantamento realizado pela Greener, empresa de consultoria e pesquisa, indicou que, em agosto de 2021, o volume importado de módulos fotovoltaicos atingiu 594 MWp, um crescimento de 179,5% em relação ao mesmo período de 2020.

De acordo com o estudo, as placas solares monofaciais corresponderam por 63,4% do montante mensal e as de alta potência (+500 Wp) somaram 35% do total com 209 MWp.

Traçando um comparativo de agosto com julho deste ano, houve um aumento de 19,5% no volume de painéis importados. O destaque ficou por conta dos painéis monofaciais, que representaram 64% do total. 

“Esse aumento nas importações vem sendo uma realidade no nosso setor ano após ano. Em 2020, por exemplo, nós da Ecori, nos últimos 5 meses do ano, importamos um volume 150% maior que a soma dos sete primeiros meses”, disse Leandro Martins, presidente da Ecori Energia Solar. 

Leia mais: Módulos bifaciais dominam setor fotovoltaico em 2020 no Brasil

O executivo ainda discorreu sobre o aumento da importação de placas solares bifaciais, que se deve ao maior número de modelos desta categoria que são amparados por ex-tarifários. “Este movimento deve continuar ocorrendo caso os monofaciais continuem com maior restrição para obtenção deste benefício fiscal”.

Ademais, Martins comentou que o ticket médio das usinas também deve continuar aumentando até o final do próximo ano, “pois muitos consumidores de maior porte querem aproveitar para entrar na regra atual da compensação de energia”, concluiu. 

Leia mais: Importação de painéis no 1º semestre de 2021 supera volume de 2020

Importação de inversores

Referente aos inversores fotovoltaicos, a Greener apontou que, em agosto deste ano, o volume atingiu 670 MW, o que corresponde a uma alta de 69,85% frente ao mesmo mês de 2020 e -17% a julho de 2021.

Em agosto, o destaque ficou para os inversores de maior porte (+50,1 kW) que somaram 42% do volume total importado da tecnologia string. Os de médio porte representaram 22% e os de pequeno porte 36%. 

Preço das placas solares 

Outro ponto destacado pelo estudo é que, em agosto de 2021, houve um decréscimo de -0,33% no preço FOB (Free On Board) médio das placas fotovoltaicas, se comparado aos resultados de julho deste ano, totalizando uma alta percentual de 19,2% desde dezembro de 2020. 

A Greener prevê um forte incremento nos preços de painéis para o segundo semestre, possivelmente se estendendo ao longo de 2022. 

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.