Indústria de confecção instala usina para garantir produção de 25 mil peças

Sistema FV da Equipaggio, em Natal (RN), irá gerar créditos que podem ser abatidos nas contas de luz de 4 lojas da fábrica
19-12-22-canal-solar-Indústria de confecção instala usina para garantir produção de 25 mil peças
Planta industrial da Equipaggio, localizada em Natal (RN). Foto: Divulgação/Enerbras

A energia elétrica impacta diretamente nos custos da produção industrial. E no caso da Equipaggio, indústria de confecção de Natal (RN) com 29 anos de mercado, o custo da eletricidade chegou a corresponder por cerca de 8% das despesas operacionais.

Para assegurar a produção de mais 25 mil peças por mês, comercializadas no Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Ceará e Pará, e ao mesmo tempo reduzir os gastos crescentes com a conta de luz, a empresa resolveu instalar a sua própria usina fotovoltaica.

Em operação desde fevereiro de 2022, o sistema tem capacidade para gerar cerca de 96 mil kWh, o suficiente para abastecer toda a fábrica e gerar crédito que pode ser abatido nas contas de luz das quatro lojas da fábrica, reduzindo em mais de 95% as despesas com eletricidade.

“Antes da instalação da planta, o gasto com a conta de luz variava de 9 a 10 mil reais por mês, e até mais quando vigorava a bandeira vermelha. Hoje, pagamos apenas tarifa mínima”, afirmou Victor Hugo de Lima, sócio administrador da Equipaggio.

Além da economia, a tecnologia fotovoltaica está proporcionando à companhia autonomia energética, para manter as atividades e aumentar a produção mesmo diante do problema de fornecimento da rede pública.

Surgimento do projeto

Segundo Lima, nos últimos seis anos o valor da tarifa de energia praticamente duplicou. “E com a entrada da bandeira vermelha esse aumento se tornou sazonal, sem falar na instabilidade no fornecimento”.

“Durante uma viagem pela Europa, decidiu implementar o sistema de geração própria de energia. Na Alemanha e Suíça vi muitas fábricas que operam com a energia solar e pensei: por que não fazer isso em Natal, onde temos o Sol praticamente o ano todo?”, disse.

Assim, em dezembro de 2021, a empresa iniciou o processo de instalação do sistema fotovoltaico na planta fabril, na zona industrial de Macaíba. Alinhada com as necessidades da fábrica, a Enerbras Energias Renováveis, representante da Fronius, desenvolveu um projeto, que tem como destaque o recém-lançado inversor Tauro, de 50kW-D, voltado para usinas de média e grande potência, conectado com 300 módulos instalados sobre o telhado da fábrica.

“Queremos estar sempre à frente do mercado, com tomada de decisões rápidas. E esse projeto é o primeiro com a tecnologia Tauro na região Nordeste”, ressaltou Helder Ferreira, diretor geral da Enerbras.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal