27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Instalações fotovoltaicas na indústria

Gostaria de saber mais sobre as instalações fotovoltaicas em ambientes industriais?

Autor: 14 de abril de 2022abril 25th, 2022Guia do Consumidor
Instalações fotovoltaicas na indústria

 

A energia fotovoltaica aplicada à indústria não afeta os processos de produção, nem cria qualquer tipo de incompatibilidade com qualquer que seja o setor de atividade industrial.

O sucesso deste tipo de instalação nas indústrias e fábricas baseia-se no fato de realizarem a maior parte da sua atividade durante o dia. E é nessas horas que há uma maior consumo de energia, a qual coincide em tempo com a maior produção solar dos painéis da instalação fotovoltaica.

Desta forma, uma instalação fotovoltaica em uma fábrica, maximiza seu desempenho. Durante o dia, a energia produzida pelos painéis solares cobre quase completamente o maior nível de consumo que também ocorre durante esse período.

No entanto, não devemos esquecer que a possibilidade de ter produção solar durante todas as horas do dia é determinada pela orientação e inclinação dos painéis solares, fatores que devem ser levados em consideração antes de realizar a instalação.

As fábricas geralmente estão localizadas em armazéns ou grandes espaços que oferecem uma extensão significativa para colocar painéis solares em seus telhados.

O autoconsumo de uma fábrica por meio da energia solar pode gerar uma economia de até 50% na conta de luz.

Alguns cálculos dizem que a instalação é amortizada entre 3 e 7 anos e os painéis solares continuarão produzindo energia durante sua vida útil de 25 anos.

 

Fábricas sem emissões de CO2

Há um interesse crescente por parte da indústria para evoluir para um modelo energético mais eficiente e sustentável que se afaste da poluição ambiental.

Por esse motivo, cada vez mais fábricas e indústrias estão optando por reduzir sua pegada de carbono introduzindo energia solar na sua atividade. Graças a isso, evita-se a emissão anual de toneladas de CO2 para a atmosfera, garantindo a continuidade da atividade industrial.

É importante destacar que ao alterar o tipo de fornecimento de energia, não será necessário modificar a rotina de atividades da fábrica ou necessitar de espaço extra de nenhum tipo. Será necessário apenas converter o telhado da estrutura, que normalmente não é usado para nada, em um centro completo de produção elétrica.

O horário de atividade da indústria: a chave da economia 

A energia proveniente do autoconsumo fotovoltaico industrial é muito eficaz, pois reduz os custos energéticos de qualquer indústria. O horário da atividade industrial é um fator chave no cálculo da rentabilidade que a energia fotovoltaica pode gerar neste setor.

A maioria das fábricas realiza grande parte de sua atividade durante o dia, ou seja, a maior carga de trabalho e, portanto, o maior consumo de energia coincide com a maior produção solar dos painéis.

Graças a este tipo de demanda de energia concentrada durante o dia, o consumo de eletricidade da fábrica pode ser feito por painéis solares com ótimo desempenho. Isso se traduz em maior economia para a empresa e, por sua vez, em maior competitividade e melhores preços.

Mas, a energia fotovoltaica também oferece economia durante as horas em que não há luz, graças aos sistemas de armazenamento de carga, através dos quais, se toda a energia fotovoltaica não for consumida durante o dia, permitem que o sistema de baterias seja carregado para que funcionem nas horas em que não há luz ou radiação solar. 

Além disso, a rentabilidade potencial da energia fotovoltaica na indústria não se refere apenas à não utilização de energia elétrica da rede para processos industriais, mas também existem outros benefícios, como vantagens fiscais, que acompanham o uso de energias renováveis ​​na indústria, a independência de alterações de preços por KW das empresas de eletricidade ou a possibilidade de receber uma compensação pela produção de energia excedente que não se use.

Benefícios da instalação de painéis solares em uma fábrica

Como vimos, os benefícios da instalação de painéis solares em uma fábrica são muitos e variados. vejamos alguns dos mais importantes:

  • Flexibilidade: uma instalação fotovoltaica pode ser totalmente adaptada à dimensão da indústria, quer esteja ligada à rede elétrica ou se funciona isoladamente;
  • Facilidade de instalação: para realizar uma instalação fotovoltaica leva apenas alguns dias. Além disso, a maior parte do trabalho é realizada no telhado dos armazéns e edifícios, o que facilita a continuidade do processo de produção durante a instalação;
  • Escalabilidade: as instalações fotovoltaicas são escaláveis, o que significa que podemos começar com uma instalação inicial e que vai crescendo pouco a pouco dependendo das necessidades energéticas da nossa indústria;
  • Amortização rápida: as instalações fotovoltaicas são amortizadas entre 3 e 7 anos dependendo do tipo e tamanho da instalação, bem como da qualidade da tecnologia utilizada e das horas de luz no local;
  • Garantia de longo prazo: A maioria dos módulos oferece garantias de até 25 anos.
  • Manutenção: a manutenção das instalações fotovoltaicas industriais é mínima, apenas uma por ano é necessária para verificar se tudo funciona corretamente;
  • Vantagens fiscais: subsídios para a instalação de energias renováveis ​​nas indústrias;
  • Melhor posicionamento em relação aos concorrentes: em suma, ter uma melhor imagem, uma redução no impacto ambiental e uma redução nos custos significa que sua indústria está melhor posicionada em relação à concorrência para obter melhores resultados.

 

Painéis solares e automação residencial

Se está pensando em instalar painéis solares na sua empresa, saiba que podem ser grandes aliados da automação residencial, pois através desses sistemas integrados podem ser controlados pelo seu smartphone que permitem controlar portas, janelas, sistemas de segurança e climatização, através de qualquer tipo de rede conectada à internet.

Através dela, o usuário tem acesso total e de forma remota à produção e consumo de energia elétrica da fábrica.

Vai querer ficar de fora ou entrar no mundo da tecnologia ao mesmo tempo que economiza dinheiro e protege o ambiente? 

Stella Miranda

Stella Miranda

Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.