A Intersolar e a ees Middle East 2025 foram concluídas com sucesso no Dubai World Trade Centre, consolidando a posição da região como uma das protagonistas na transição energética global.
Realizado entre os dias 7 e 9 de abril, o evento foi parte da 49ª edição da Middle East Energy e contou com a participação de 36.438 profissionais do setor, superando o recorde anterior de 23.754 visitantes.
Crescimento expressivo e presença internacional
A feira contou com mais de 1.600 expositores, de mais de 90 países, distribuídos em 16 salas e 18 pavilhões internacionais – a maior área já ocupada na história do evento. Ao todo, foram registradas mais de 70 mil visitas individuais, oriundas de cerca de 158 países.
O espaço de exposição da Intersolar e da ees Middle East 2025 quadruplicou em relação à edição de 2023. Mais de 70 empresas internacionais apresentaram soluções inovadoras no Hall 6 e no Pavilion Hall do centro de convenções.
Conferência discute futuro da energia limpa
Durante os três dias, a conferência da Intersolar e da ees Middle East reuniu especialistas e autoridades para debater os rumos da energia solar e do armazenamento no Oriente Médio e Norte da África. A programação incluiu:
- Palestras com líderes regionais e internacionais;
- Painéis sobre implantação de sistemas híbridos, integração de rede, uso de IA em redes inteligentes, H2V (hidrogênio verde) e energia solar em aplicações de utility-scale;
- Apresentação de estudos de caso e projetos pioneiros da região.
A conferência destacou o avanço acelerado da região na adoção de tecnologias limpas e o papel estratégico da colaboração entre setores para alcançar metas de sustentabilidade, como a iniciativa Net Zero by 2050 dos Emirados Árabes Unidos.
Inovação em foco e apoio institucional
Entre os destaques do evento estiveram tecnologias de ponta em energia solar e armazenamento, soluções de redes inteligentes e forte ênfase no hidrogênio verde.
A feira também contou com apoio de autoridades locais e associações do setor energético, reforçando o comprometimento regional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“O Oriente Médio está em um ponto de inflexão em sua jornada de energia limpa”, afirmou Florian Wessendorf, diretor da Solar Promotion International. “A edição deste ano mostrou o forte impulso por trás da adoção de energia solar e armazenamento, além da importância da colaboração entre os setores”.
Próxima edição já tem data marcada
Os organizadores anunciaram que a 50ª edição da Middle East Energy, juntamente com a Intersolar e a ees Middle East 2026, ocorrerá de 7 a 9 de abril do próximo ano, novamente em Dubai. A expectativa é de uma edição ainda mais ampla, com foco em avanços em fotovoltaicos, armazenamento e hidrogênio verde.
“A edição de 2026 promete ser ainda mais ousada e impactante para o setor energético global”, destacou Barbara Niemeier, diretora da The smarter E global Messe Freiburg Management and Marketing International GmbH.
Sobre os organizadores
A Intersolar e a ees Middle East são organizadas pela Solar Promotion International GmbH, Freiburg Management and Marketing International GmbH (FMMI) e Informa Markets MEA. A feira faz parte da plataforma global “The smarter E”, com edições também em Munique, Long Beach, Gandhinagar, São Paulo, Cidade do México e Dubai.
A Intersolar é reconhecida mundialmente como a principal série de eventos dedicada à energia solar, enquanto a ees Middle East integra o circuito internacional de soluções para baterias e armazenamento, incluindo aplicações em hidrogênio verde e Power-to-Gas.
Sobre a Middle East Energy (MEE)
A MEE é uma das mais relevantes feiras do setor energético, abrangendo desde energia crítica até soluções de armazenamento e gestão inteligente. Com papel essencial na expansão econômica da região, a MEE conecta empresas e autoridades para fomentar infraestrutura, inovação e sustentabilidade. Saiba mais no site.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.