29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Intersolar Europe 2024: destaques e tendências em inversores

Evento será realizado em Munique, na Alemanha, entre os dias 19 e 21 de junho

Autor: 12 de fevereiro de 2024Mundo
4 minutos de leitura
Intersolar Europe 2024: destaques e tendências em inversores

Foto: Solar Promotion

De 19 a 21 de junho, a cidade de Munique, na Alemanha, será o epicentro das últimas tendências e inovações em energia solar durante a Intersolar Europe 2024.

O evento apresentará uma nova geração de inversores, cujas funções vão muito além de sua tarefa original de converter corrente contínua em corrente alternada.

Hoje, esses dispositivos são cruciais para garantir um fornecimento de energia renovável 24 horas por dia.

Os inversores desempenham um papel importante na transição para um fornecimento de energia renovável.

À medida que a capacidade global de instalação de PV aumenta, cresce também a demanda por inversores.

Essa evolução é claramente refletida no relatório de Participação de Mercado de Inversores Solares Fotovoltaicos Globais e Eletrônica de Potência ao Nível do Módulo de 2023, da Wood Mackenzie.

A pesquisa mostra que, em comparação com 2022, os embarques de inversores fotovoltaicos cresceram 48% em 2023. A tendência é que o setor continue sendo impulsionado.

Com a aproximação do evento, a organização da Intersolar divulgou quais serão os temas principais apresentados durante os três dias de programação, entre feira, palestras, congressos e fóruns.

Entre eles, a digitalização para instalação, retrofit e escalabilidade, inversores de estabilização, além de comunicação inteligente e integração através de interfaces abertas.

Digitalização e flexibilidade

Uma das principais tendências destacadas é a digitalização para facilitar a instalação, operação e manutenção dos inversores.

Com o avanço da tecnologia, torna-se mais fácil implementar e gerenciar esses dispositivos, graças ao uso de ferramentas digitais e inteligência artificial.

Retrofit e escalabilidade

Os participantes poderão descobrir também como a última geração de inversores oferece mais flexibilidade graças a opções de retrofit e escalabilidade.

Isso significa que os inversores modernos podem ser adaptados para diversas aplicações e necessidades, sem a carência de substituição quando há um aumento na demanda de energia ou uma atualização na instalação solar.

Um número crescente de fabricantes agora oferece opções de retrofit para seus sistemas para proteger contra eventos como falhas na rede elétrica.

Seus clientes podem escolher entre uma variedade de opções de energia de emergência para atender às suas necessidades – desde o fornecimento para eletrodomésticos individuais através da tomada de energia até o fornecimento para casas inteiras, incluindo usuários em larga escala, através de sistemas de armazenamento de bateria.

Estabilidade da Rede

Além disso, uma tendência crescente é a integração de propriedades de estabilização de rede nos inversores. Eles desempenham um papel fundamental na transição para um sistema de abastecimento de energia baseado 100% em energias renováveis, garantindo a estabilidade da rede elétrica.

Integração inteligente e comunicação eficiente por meio de interfaces abertas

A última geração de inversores se destaca por suas avançadas capacidades de comunicação e interconexão. Equipados com múltiplas saídas digitais de comutação, portas LAN, uma interface WIFI integrada e outras interfaces digitais como Modbus TCP e SG-ready, esses dispositivos oferecem uma série de benefícios.

Entre eles estão o comissionamento simplificado e a configuração do sistema, a conexão a medidores inteligentes para monitorar o consumo de energia, a rápida troca de dados de monitoramento e a integração de diversos dispositivos, como condicionadores de ar, aquecedores infravermelhos, bombas de calor e elementos de aquecimento.

Tickets à venda a partir de março

A Intersolar Europe 2024 proporcionará aos visitantes a oportunidade de conhecer as últimas inovações e tendências em inversores solares modernos, oferecendo um programa diversificado de apresentações no Fórum Intersolar e na Conferência Intersolar Europe.

Este evento é parte do The smarter E Europe, a maior aliança de exposições da Europa para a indústria de energia, e será realizado ao lado da ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe.

Os interessados em participar do evento podem adquirir os tickets no site da Intersolar a partir do fim de março.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Daniele Haller

Daniele Haller

Vivendo na Europa há 12 anos, trabalha como jornalista correspondente para diferentes canais de comunicação no Brasil, assim como para projetos que apoiam o desenvolvimento de brasileiros no mercado de trabalho no exterior. Graduada em Jornalismo pela Estácio de Sá do Ceará em 2008.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.