Intersolar South America debate temas do setor solar em evento online

O objetivo do evento é abordar o crescimento da fonte fotovoltaica na América Latina

Acontece nesta terça-feira (1º) o Intersolar South America Digital Xperience. O evento virtual que discutirá as últimas previsões para o mercado fotovoltaico na América Latina é organizado pela Intersolar South America, maior feira do setor fotovoltaico, e integra o The smarter E.

O evento online será realizado em um dia, começando às 11h com término às 15h desta terça. Os participantes poderão assistir diversas palestras, além de acessar, por meio da plataforma do evento, um ambiente virtual dos expositores onde poderão conhecer a empresa, seus produtos e conversar com o responsável pela companhia. 

O objetivo do evento é abordar o crescimento da fonte fotovoltaica na América Latina, discutir quais serão os próximos passos para o setor, além de comentar as diversas aplicações em que a energia fotovoltaica pode ser utilizada.

Entre os expositores estão as distribuidoras de equipamentos Aldo, Genyx, L8 Energy, SB Solar e Win, além da fabricante de módulos Canadian, da fornecedora de inversores fotovoltaicos Fronius e da fabricante de estruturas para painéis Solar Group. Confira a lista de todos os expositores.

Para Aldo  Teixeira, presidente da Aldo Solar, o evento é importante para o estímulo do mercado fotovoltaico. “Vejo com bons olhos todas as iniciativas para fomentar o setor fotovoltaico. A Aldo vai participar do evento com um espaço virtual, respondendo a todos os questionamentos e assistindo às palestras”.

“A Canadian faz questão de participar de todo evento que leva informações de qualidade para os nossos clientes. O Brasil é um dos mercados que mais atuamos e sabemos do potencial futuro do país, não somente em produtos mas também em soluções”, destacou Gustavo Tegon, diretor de Vendas da América do Sul da Canadian.

O evento também possibilita a divulgação de melhorias dos equipamentos e também das novas tecnologias que existem no mundo. É o que ressaltou Guilherme Nagamine, diretor-executivo da L8 Energy.

“Este ambiente de contato entre fabricantes, distribuidores e integradores é muito importante para formatarmos soluções com qualidade e sustentabilidade. A Intersolar atrai exatamente esses protagonistas do setor para possibilitar essa interação que é imprescindível para a boa formatação de negócios e soluções em prol do equilíbrio sustentável de negócios e meio ambiente”.

Daniel Paulus, gerente de Marketing da Renovigi Energia Solar, comentou que o evento é uma ótima oportunidade para se atualizar sobre as tecnologias desenvolvidas para o setor solar.

“Consideramos a Intersolar como a maior referência em apresentação de novas tecnologias e networking no mercado de energia solar e, apesar de sensato o adiamento da feira presencial deste ano, deixou o sentimento de que o mercado como um todo estaria perdendo algo. Porém, a realização da versão digital nos gera bastante expectativa, principalmente por proporcionar novas possibilidades ao mercado que anseia por uma rápida recuperação”.

A programação contará com palestrantes brasileiros, além de profissionais atuantes no mercado Europeu. Serão abordados diversos temas do setor solar, entre eles a combinação de energia solar fotovoltaica com a agricultura, armazenamento de energia e mobilidade elétrica, bem como a aplicação de usinas fotovoltaicas flutuantes.

A abertura acontece às 11h com a conferência “Oportunidades de Investimento Solar na América Latina”, onde será explorado a participação da América Latina, que está começando a revelar seu enorme mercado potencial para energia solar. Nesta sessão, cinco especialistas foram convidados a compartilhar e discutir suas percepções para cada país. As principais conclusões do relatório serão apresentadas, incluindo as principais barreiras ao desenvolvimento do setor solar e as recomendações para abordá-las.

Após a palestra de abertura, às 12h15, os participantes deverão optar entre duas palestras: “Agri-fotovoltaica: a colheita dupla”, que abordará a integração da agricultura e a energia solar, e “Solar PV combinado com armazenamento de energia elétrica e Veículo Elétrico: Tendências Emergentes e Modelos de Negócios A”, que vai explorar a mobilidade integrada a fonte fotovoltaica.

O encerramento será feito com a palestra “Fazendas solares flutuantes fotovoltaicas: tendências e perspectivas”, às 13h30, onde os palestrantes compartilharão suas experiências na aplicação desta solução, comentando as lições aprendidas e os desafios de O&M que enfrentaram.

Programação

  • 11h00 – Conferência: Oportunidades de Investimento Solar na América Latina
  • 12h15 – Duas sessões paralelas:
    • Agri-fotovoltaica: a colheita dupla: Um número crescente de governos em todo o mundo enfrenta um desafio de dois gumes
    • Solar PV combinado com armazenamento de energia elétrica (ees) e Veículo Elétrico
  • 13h30 – Fazendas solares flutuantes fotovoltaicas: tendências e perspectivas
  • 15h00 – Encerramento

O evento conta com o com apoio da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e da SolarPower Europe. Inscreva-se já e ganhe 20% de desconto! Código promocional: ISSA_Partner_20.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal