IRENA aponta alternativas de recuperação econômica em meio à pandemia

Até agora, a energia renovável tem sido a fonte de energia mais resiliente às medidas de bloqueio da epidemia
3 minuto(s) de leitura

Com o intuito de lidar com os impactos imediatos e a longo prazo da crise do Covid-19, a IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável) reuniu 100 empresas líderes em energia renovável para apresentar recomendações sobre como os governos podem garantir uma recuperação econômica rápida e sustentada, alinhada aos objetivos climáticos e de sustentabilidade.

Durante um webinário organizado pela agência, os membros da Coalition for Action discutiram soluções e ações políticas em resposta ao coronavírus. Eles enfatizaram que a energia renovável pode desempenhar um papel fundamental nas estratégias relacionadas à Covid-19, fornecendo eletricidade confiável, fácil de mobilizar e econômica para serviços essenciais.

Com relação às medidas de resposta imediata à crise, os membros da Coalition for Action estão pedindo aos governos que:

  • Revisem os prazos para projetos de energia renovável que enfrentam obrigações contratuais para entrega a curto prazo.
  • Designem o mercado de energia renovável e a infraestrutura relacionada como um setor crítico e essencial.
  • Ampliem políticas que promovam soluções de energia renovável, centralizadas e descentralizadas.

Ao considerar os pacotes de estímulos necessários para uma recuperação econômica rápida e sustentada, as recomendações são:

  • Priorizar as renováveis em qualquer medida de estímulo e comprometer-se a suprimir progressivamente o apoio aos combustíveis fósseis.
  • Fornecer apoio financeiro público para resguardar a indústria e mobilizar investimentos privados em energia renovável.
  • Aumentar o papel das renováveis nas políticas industriais.
  • Revisar as políticas trabalhistas e educacionais para promover uma transição justa e ajudar os trabalhadores a mudar para empregos em energia renovável.
  • Fortalecer a cooperação e as ações internacionais para acelerar a implantação de energia renovável, alinhada aos objetivos globais de clima e sustentabilidade.

Renovável será a única fonte de energia que deve crescer em 2020

De acordo com um estudo da AIE (Agência Internacional de Energia), a renovável será a única fonte de energia que provavelmente deve apontar um crescimento da demanda até o final de 2020.

“Até agora, a energia renovável tem sido a fonte de energia mais resiliente às medidas de bloqueio da epidemia do Covid-19. No primeiro trimestre de 2020, por exemplo, o uso global das renováveis foi 1,5% maior que no primeiro trimestre de 2019. O aumento foi impulsionado após mais de 100 GW de energia fotovoltaica e cerca de 60 GW de projetos de energia eólica que foram concluídos em 2019”, disse a pesquisa.

 

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal