ISA Cteep avalia novas oportunidades no negócio de baterias

Empresa confirma que irá participar do próximo leilão de transmissão e de capacidade
2 minuto(s) de leitura
Canal-Solar-Isa-Cteep-avalia-novas-oportunidades-no-negocio-de-baterias.jpg
Subestação Registro (SP) é uma das responsáveis pelo abastecimento do litoral Sul de São Paulo. Foto: Divulgação/Isa Cteep

O diretor de Projetos da ISA Cteep, Dyron Moreno, afirmou na última semana, durante teleconferência com acionistas, que a empresa continua avaliando novas oportunidades no negócio de baterias e já se prepara para participar do próximo Leilão de Reserva de Capacidade e de linhas de transmissão.

O Leilão de Reserva de Capacidade consiste na contratação de potência para o sistema elétrico brasileiro, visando garantir a segurança do fornecimento de energia do país. Para este ano de 2023, esses leilões estão previstos para acontecer em julho e novembro.

“Sim, após o aprendizado que tivemos no projeto de Registro, a empresa continua avaliando novas oportunidades de baterias em diferentes pontos da rede. Estamos muito interessados em conseguir participar no próximo leilão de reserva por capacidade. estamos estudando e estamos aguardando os ajustes necessários na regulação para poder participar”, disse o executivo.

Em 24 de março, a ISA Cteep inaugurou o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala do sistema de transmissão brasileiro. A Subestação Registro (SP) é uma das responsáveis pelo abastecimento do litoral Sul de São Paulo.

Leilão de transmissão

A companhia também se prepara para participar do próximo leilão de linhas de transmissão, previsto para junho. Segundo Moreno, a empresa está avaliando vários lotes, e neste momento está na fase de pré-engenharia, processo que consiste na avaliação técnica e econômica dos projetos para balizar o BID.

O leilão de transmissão será realizado na B3, em São Paulo, no dia 30 de junho. Serão ofertados nove lotes, envolvendo um total de 6,1 mil quilômetros de novas linhas de transmissão e 400 megavolt-ampères (MVA) em capacidade de transformação de subestações.

Os novos sistemas vão reforçar a capacidade de escoamento da eletricidade produzida pelas fontes renováveis no Nordeste, principalmente solar e eólica. Ao todo, são estimados R$ 15,8 bilhões em investimentos para implementação de projetos, distribuídos em sete estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo.

No primeiro trimestre de 2023, a ISA Cteep registrou um lucro líquido de R$ 193,5 milhões, crescimento de 172% em relação ao mesmo período de 2022.

Imagem de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal