24 de outubro de 2021

Jetion Solar fornece módulos para projeto Solara4 em Portugal

Com 219 MW de potência instalada, o projeto é considerado a maior planta solar do país, segundo a fabricante

Autor: 13 de outubro de 2021Mundo
Jetion Solar fornece módulos para projeto Solara4 em Portugal

A fabricante de painéis solares Jetion forneceu os módulos para a usina fotovoltaica Solara4, localizada em Martinlongo e Vaqueiros, em Alcoutim, Portugal. O projeto foi promovido pelo grupo de investimentos sustentáveis Welink.

Segundo a Jetion, com 219 MW de potência instalada, o projeto é considerado a maior planta fotovoltaica de Portugal e o maior projeto não subsidiado da Europa pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia).

Ainda de acordo com a DGEG que esse tipo de projeto é essencial para o país descarbonizar o setor energético e contribuir com os objetivos de energias renováveis estabelecidos no PNEC 2030 (Plano Nacional de Energia e Clima 2021-2030).

Leia também: Jetion investe na produção de células solares com tecnologia de heterojunção

No projeto Solara4 foram utilizados cerca de 660 mil painéis solares com uma potência entre 330 W e 340 W cada. Além disso, a usina possui 125 inversores, 40 estações transformadoras e está ligada à rede nacional por meio da subestação de Tavira.

Em 2019, o grupo Welink assinou um contrato com a empresa de renováveis Audax que estabeleceu por 20 anos a venda de energia elétrica produzida na usina Solar A4 e o projeto Ourika, por um preço fixo, com a estimativa de alcançar 708 MW de potência. 

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar