A fabricante de painéis solares Jetion forneceu os módulos para a usina fotovoltaica Solara4, localizada em Martinlongo e Vaqueiros, em Alcoutim, Portugal. O projeto foi promovido pelo grupo de investimentos sustentáveis Welink.
Segundo a Jetion, com 219 MW de potência instalada, o projeto é considerado a maior planta fotovoltaica de Portugal e o maior projeto não subsidiado da Europa pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia).
Ainda de acordo com a DGEG que esse tipo de projeto é essencial para o país descarbonizar o setor energético e contribuir com os objetivos de energias renováveis estabelecidos no PNEC 2030 (Plano Nacional de Energia e Clima 2021-2030).
Leia também: Jetion investe na produção de células solares com tecnologia de heterojunção
No projeto Solara4 foram utilizados cerca de 660 mil painéis solares com uma potência entre 330 W e 340 W cada. Além disso, a usina possui 125 inversores, 40 estações transformadoras e está ligada à rede nacional por meio da subestação de Tavira.
Em 2019, o grupo Welink assinou um contrato com a empresa de renováveis Audax que estabeleceu por 20 anos a venda de energia elétrica produzida na usina Solar A4 e o projeto Ourika, por um preço fixo, com a estimativa de alcançar 708 MW de potência.