Joint venture desenvolverá projeto híbrido eólico e solar no Brasil

Hydro Rein e o Green Investment Group serão responsáveis por projeto híbrido de 586 MW
Canal Solar Joint venture desenvolverá projeto híbrido eólico e solar no Brasil
O projeto híbrido eólico e solar está localizado nos estados do Piauí e Pernambuco

A Hydro Rein e o Green Investment Group, da Macquarie Asset Management, formaram uma joint venture para construir e operar o projeto Feijão, um projeto associado de energia eólica e solar de 586 MW no Nordeste do Brasil

O projeto fornecerá eletricidade para a mina de bauxita da Hydro Paragominas e reduzirá ainda mais as emissões de carbono da Hydro Alunorte, refinaria de alumina da empresa, permitindo a instalação de novas caldeiras elétricas. 

Alunorte e Paragominas assinaram contratos de PPAs (compra de energia) de longo prazo em dólares com o projeto híbrido do parque eólico e solar Feijão sob estrutura de autoprodução, viabilizando o projeto como as principais consumidoras. O projeto será um importante facilitador para atingir a meta global da Hydro de redução de 30% de CO2 até 2030.

O projeto híbrido eólico e solar está localizado nos estados do Piauí e Pernambuco e será construído em um dos maiores clusters de parques eólicos da América Latina. Na primeira fase, serão construídas 80 turbinas com capacidade combinada de 456 MW, com a opção de desenvolver até 130 MW de produção de energia solar na segunda fase.

Leia também

Hydro Rein fecha parceria para construir usina solar em MG

A decisão final de investimento para o parque eólico está prevista para o quarto trimestre de 2022, enquanto uma decisão de investimento para o projeto solar será tomada numa fase posterior.

“Estamos muito satisfeitos em participar do desenvolvimento de mais energia renovável no Brasil junto com o Green Investment Group. Este projeto é um marco importante nos esforços de descarbonização da Alunorte e um marco importante para a Hydro Rein desenvolver seu portfólio de ativos no Brasil”, afirmou Olivier Girardot, Head da Hydro Rein.

As despesas totais de capital para o parque eólico estão estimadas em US$ 700 milhões. A participação acionária da Hydro Rein será de 49,9%, com os 50,1% restantes detidos pelo Macquarie Green Investment Group Renewable Energy Fund 2.

“O Brasil tem um vasto potencial para o desenvolvimento eólico, e estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a Hydro neste projeto em estágio avançado. A experiência da Hydro no mercado brasileiro de energia e a presença regional, combinadas com nossa experiência global em energia eólica e infraestrutura, criam uma forte parceria que pode impulsionar a cadeia de suprimentos do Brasil e as ambições da região de se envolver com a oportunidade eólica global”, disse Mark Dooley, Global Chefe do Grupo de Investimento Verde.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal