5 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,9GW

Kehua fornece solução de ESS de refrigeração líquida para projeto na China

Equipamentos contam com gerenciamento em nível de cluster e suportam condições climáticas extremas

Autor: 13 de julho de 2023Mundo
3 minutos de leitura
Kehua fornece solução de ESS de refrigeração líquida para projeto na China

Projeto de armazenamento de energia de refrigeração líquida de 100 MW. Foto: Kehua/Divulgação

A Kehua anunciou que forneceu uma solução de ESS (Energy Storage System) de resfriamento líquido integrado para um projeto de armazenamento de energia de 100 MW na China.

O Projeto Ningxia, localizado na cidade de Lingwu, província de Ningxia, iniciou a construção em setembro de 2022 e foi conectado à rede no dia 31 de dezembro.

A usina está equipada com 63 contêineres (capacidade de 3,44 MWh cada), 31 conjuntos de conversores de armazenamento de energia (capacidade: 3,2 MW cada), um conversor de armazenamento (capacidade: 1,6 MW), um sistema de cubículo de controle e um sistema de gerenciamento de energia.

“Uma vez que o projeto esteja em operação, ele servirá como um ‘banco de energia’ gigante e efetivamente melhorará a flexibilidade de regulamentação da rede elétrica e a capacidade de acomodar novas energias em Ningdong”, disse a Kehua.

De acordo com a fabricante, como um hub auxiliar de regulação de pico e frequência, a capacidade anual pode atingir mais de 80 milhões de kWh, o que equivale ao consumo anual de eletricidade de 100.000 residências.

Usina está localizada na província de Ningxia, na China. Foto: Kehua/Divulgação

Usina está localizada na província de Ningxia, na China. Foto: Kehua/Divulgação

“Por meio da integração centralizada e do design do sistema de contêiner de bateria, a Kehua possibilitou que o sistema operasse em maior densidade de energia com menor área de terra, instalação mais flexível, O&M mais conveniente, resultado mais econômico e redução efetiva do LCOE”, ressaltaram.

“Tínhamos um cronograma apertado no projeto e a carga de trabalho era pesada. Enfrentamos o bloqueio da Covid-19 durante a construção, mas nosso sistema de armazenamento de energia foi pré-fabricado, o que nos poupou muito trabalho para instalação e comissionamento no local, assim conseguimos entregar o projeto dentro do prazo”, afirmou o gerente do projeto.

Mais detalhes sobre a solução da Kehua

A fabricante afirmou que o sistema de integração do conversor de armazenamento de energia centralizada de 1500 V e o contêiner de bateria de resfriamento líquido de 3,44 MWh (IP67) são resistentes a condições climáticas extremas, com vento, chuva, neve, alta temperatura, alta altitude e areia, garantindo um ambiente seguro e confiável e estação de energia avançada.

Segundo a Kehua, com base em inovações tecnológicas, como controle inteligente de temperatura, gerenciamento em nível de cluster, monitoramento de isolamento e sistema de multimedição, foram disponibilizados o compartilhamento de dados em cada processo operacional. Como resultado, a usina é mais estável e eficiente, com ciclo de vida estendido, maior eficiência e perdas reduzidas.

ESS suporta ambientes extremos, como neve. Foto: Kehua/Divulgação

ESS suporta ambientes extremos, como neve. Foto: Kehua/Divulgação

“O sistema de armazenamento de energia de refrigeração líquida Kehua S3 é altamente favorecido pelo mercado e amplamente implantado por seu alto grau de segurança, confiabilidade, além de sua grande redução de custos e maior eficiência”, destacou a empresa.

“Como uma companhia focada no cliente, a Kehua continuará a introduzir produtos e soluções de armazenamento de energia de qualidade por meio da inovação tecnológica e se esforçará para fornecer uma ferramenta significativa para a comercialização do armazenamento de energia e reduzir seu LCOE”, concluíram.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.