28 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Liderança da COP28 quer fechar acordo sobre renováveis nos primeiros dias de evento, diz Irena

O evento ocorrerá nos dias 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Autor: 26 de outubro de 2023novembro 14th, 2023Mundo
3 minutos de leitura
Liderança da COP28 quer fechar acordo sobre renováveis nos primeiros dias de evento, diz Irena

Francesco La Camera, diretor-geral da Irena (Agência Internacional de Energias Renováveis). Foto: Divulgação-SIEW

A chefia da COP 28 da ONU (Organização das Nações Unidas) quer fechar acordo sobre renováveis nos primeiros dias de evento, afirmou a Irena (Agência Internacional para as Energias Renováveis). O evento ocorrerá nos dias 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com a organização, a proposta inicial é que seja firmado um compromisso para triplicar a capacidade de produção de energias renováveis e duplicar a eficiência energética global até o ano de 2030, quando devem estar presentes presidentes e líderes de várias nações.

O presidente da COP28, Sultan al-Jaber, havia manifestado a intenção de estabelecer metas para o aumento da produção de energias renováveis. No entanto, a novidade agora reside na urgência em apresentar uma decisão concreta durante a cúpula dos líderes mundiais, marcada para os dias 1° e 2 de dezembro, ao invés de utilizar toda a duração do evento para a negociação.

“A presidência da COP28 apoia fortemente a mensagem de triplicar a energia renovável e dobrar a eficiência e introduziu um compromisso global para esta meta, que será assinado por vários líderes na Cúpula Mundial de Ação Climática, durante a COP28”, disse o diretor-geral da Irena, Francesco La Camera.

“Juntamente com a Irena, este compromisso está sendo encampado pela União Europeia, Barbados, Chile, Quênia e pelos EUA. A indústria também está ouvindo este apelo e cerca de 250 empresas já o assinaram”, afirmou.

“Já vimos o compromisso do G7 com o aumento da energia solar e eólica. Depois, vimos o G20 que, na sua declaração final, colocou a referência a triplicar as renováveis. E vimos na Cúpula do Clima da África e de Nova York que os países estão avançando nessa direção”, acrescentou Camera.

Para o diretor, o descumprimento da meta mesmo que ela seja assinada, como vem acontecendo com outros acordos firmados em COPs anteriores, ele aponta que  para alcançar o compromisso de triplicar a capacidade de produção de energias renováveis e dobrar a eficiência energética até 2030, é vital superar três obstáculos fundamentais. 

“Uma delas é a infraestrutura física”, disse o gerente referindo-se à inexistência de usinas eólicas ou solares. “Também são necessários um ambiente jurídico favorável e medidas políticas que criem demanda por exemplo, por hidrogênio”, afirmou.

“E precisamos aumentar as capacidades institucionais. A formação e a adaptação da mão de obra deve ser uma das prioridades”, concluiu.

 

Yvana Leitão

Yvana Leitão

Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiências em matérias jornalistas para revista e para site, e entrevistas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.