Cada vez mais empresas estão apostando em energia solar como uma alternativa para economizar na conta de luz. A rede de lojas de departamento baiana Le Biscuit, uma das maiores redes varejistas do país, instalou um sistema fotovoltaico no seu CD (centro de distribuição) em Salvador (BA), proporcionando uma economia de R$ 100 mil mensais.
A instalação, que conta com 37 inversores Fronius, foi feita pela Enersol Brasil e pode ser considerada uma das maiores instalações fotovoltaicas de geração distribuída no país, de acordo com Matthias Ogonovszky, sócio-diretor da empresa.
“Além de uma economia de mais de R$ 100 mil mensais, parte da energia produzida no CD da Le Biscuit é compensada em lojas da rede localizadas a mais de 1 mil km do local de produção”, relatou Ogonovszky, destacando também que o projeto conta com um sistema de limitação de injeção para otimizar a rentabilidade em função da geração e da demanda.
“Iniciamos esse projeto com a Fronius e a instaladora Enersol há cerca de seis meses. Fomos motivados pela possibilidade de dar a nossa parcela de contribuição ao meio ambiente, associada à redução na conta de energia elétrica. Estamos muito satisfeitos e nossa meta agora é implantar esse mesmo sistema em algumas lojas da rede”, disse Antonio Cajado, gerente de engenharia da rede Le Biscuit.
Alexandre Borin, gerente comercial da Unidade de Solar Energy da Fronius do Brasil, comentou que, no caso do equipamento instalado no CD da Le Biscuit trata-se de um Fronius ECO, voltado para instalações comerciais e industriais de médio e grande porte.
Le Biscuit de Salvador recebe inversor dourado da Fronius
No ano passado, a fabricante austríaca Fronius atingiu a marca de 1 milhão de inversores solares fotovoltaicos manufaturados em sua fábrica, na cidade de Sattledt, por meio do sistema SnapInverter.
Como forma de celebração, a empresa decidiu fabricar apenas três inversores banhados a ouro para serem comercializados nas suas principais subsidiárias, entre as mais de 30 filiais da empresa em todo o mundo. Austrália, Alemanha e Brasil, que lideram o ranking de vendas de energia solar no mundo, foram contempladas com os produtos dourados.
No Brasil, a Le Biscuit de Salvador foi a loja contemplada para receber o inversor dourado Fronius. “Queríamos que a instalação do nosso dourado se desse em um local turisticamente importante para o Brasil e que o cliente escolhido tivesse uma instalação relevante, como a rede Le Biscuit”, disse Alexandre Borin, gerente comercial da Unidade de Solar Energy da Fronius do Brasil.
O SnapInverter, presente nas quatro famílias de inversores Fronius com potências de 3 kWp a 27 kWp, consiste em um sistema de montagem cuja instalação é fácil e rápida (em média, sete minutos). Segundo a empresa, basta montar a base do inversor, com seus cabos, e inserir a parte eletrônica com apenas um clique.
Cresce venda de inversores Fronius
As vendas de inversores solares Fronius no Brasil têm crescido exponencialmente, passando de mais de 100 mil unidades já comercializadas em todo o país. A empresa pretende chegar à marca de 200 mil inversores instalados ainda em 2020.
“Num país tão grande como o Brasil, a energia solar pode representar um de seus grandes trunfos: geração descentralizada de energia limpa. A energia pode ser produzida exatamente onde ela é necessária”, comentou Thais Bitencourt, gerente de marketing da Fronius do Brasil.
Centro de reparos e rede de assistência técnica
A Fronius do Brasil investiu na construção de uma infraestrutura de suporte técnico para o mercado nacional, com um laboratório de testes e reparos localizado em São Bernardo do Campo (SP). Equipamentos defeituosos, quando o problema não pode ser resolvido in loco, podem ser enviados para o laboratório e prontamente avaliados por uma equipe técnica especializada.
O serviço de suporte da Fronius não se limita ao reparo de inversores. A empresa também montou uma central de atendimento para dúvidas técnicas, capaz de oferecer o suporte que o mercado necessita. O objetivo da empresa foi criar um espaço dedicado à manutenção e à solução de dúvidas técnicas de seus produtos no Brasil, o que agiliza o atendimento aos instaladores, distribuidores e clientes finais, garantindo mais segurança para quem compra seus equipamentos.