19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

LONGi atinge 26,12% de eficiência para célula solar de HJT do tipo P

Marca alcançada pela fabricante foi validada pelo Instituto de Pesquisa em Energia Solar de Hamelin

Autor: 27 de setembro de 2022dezembro 13th, 2022Tecnologia e P&D
2 minutos de leitura
LONGi atinge 26,12% de eficiência para célula solar de HJT do tipo P

Eficiência é 0,65% superior aos 25,47% divulgados no início deste ano. Foto: Envato Elements

A LONGi anunciou que alcançou 26,12% de eficiência de conversão para suas células de heterojunção de silício do tipo P.

A marca, validada em testes realizados pelo ISFH (Institute for Solar Energy Research – Instituto de Pesquisa em Energia Solar de Hamelin) em Hamelin, Alemanha, foi alcançada em wafers monocristalinos dopados com gálio (M6, 274,3cm² ).

De acordo com a empresa, este é o recorde mais alto para eficiência da célula do tipo P até o momento, confirmando ainda mais a viabilidade da tecnologia de produção em massa HJT de baixo custo.

Fonte: ISFH

Fonte: ISFH

Ainda segundo a fabricante, a eficiência é 0,65% superior aos 25,47% divulgados no início deste ano. A equipe de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da LONGi aprimorou o processo de extração de cristais em resposta ao aumento da demanda por indicadores de desempenho para wafers P-HJT, como resistividade e vida útil.

A companhia ainda informou que tal eficiência da célula foi significativamente melhorada em termos de corrente de curto-circuito (Isc), tensão de circuito aberto (Voc) e fator de preenchimento (FF), com aumentos de 1,06%, 0,3% e 1,1%, respectivamente, devido aos contínuos desenvolvimentos em processos de passivação de interface e microcristalização.

JA Solar, Trina e LONGi lideram ranking de bancabilidade internacional

“Vale ressaltar que o processo de desenvolvimento é semelhante ao de uma célula do tipo N, demonstrando plenamente a versatilidade e confiabilidade da tecnologia”, ressaltou a empresa.

“Somente em 2021, por exemplo, a LONGi quebrou o recorde mundial de eficiência de conversão de células sete vezes, com eficiências para células TOPCon tipo N, TOPCon tipo P e HJT tipo N, atingindo 25,21%, 25,19% e 26,30%, respectivamente”, enfatizou.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.