GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Notícias

Microrreator de 100 W será instalado no RJ para fornecer energia a pequenas cidades

Iniciativa poderá beneficiar até 30 milhões de brasileiros, com projeto da CNEN

Microrreator de 100W será instalado no Rio de Janeiro para fornecer energia a pequenas cidades

Imagem ilustrativa de um microrreator. Foto: CNEN/Divulgação

O Brasil iniciou a construção do primeiro microrreator nuclear no Rio de Janeiro, com um financiamento total de R$ 50 milhões, sendo R$ 30 milhões vindos do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), por meio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). 

O microrreator terá uma potência de 100W, suficiente para sustentar a reação nuclear em cadeia de forma controlada e contará com a colaboração de 13 parceiros institucionais. O objetivo é que o reator forneça energia elétrica para pequenas cidades, data centers, plataformas de petróleo offshore, bases militares e diversos setores industriais, como metalurgia, alimentação, química e têxtil. 

A iniciativa liderada pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), conta com o apoio de universidades, instituições científicas e agências internacionais, como a Agência Internacional de Energia Atômica. O projeto prevê ainda que, no futuro, os microrreatores poderão atender municípios com menos de 20 mil habitantes, beneficiando cerca de 30 milhões de brasileiros. 

De acordo com o MCTI, cerca de 68% dos municípios do país têm as condições necessárias para receber essa tecnologia, que, por ser compacta, pode ser transportada para regiões de difícil acesso, como áreas ribeirinhas e de mata. A unidade será instalada no Instituto de Engenharia Nuclear da CNEN, no Rio de Janeiro, e a expectativa é que o primeiro microrreator entre em operação até 2033.

De acordo com Adolfo Braid, diretor-executivo da Terminus P&D em Energia, uma das empresas investidoras, a capacidade científica e tecnológica do Brasil para projetar, fabricar e operar microrreatores com excelência é amplamente reconhecida.

“É um benefício muito grande ter um empreendimento como esse instalado dentro do País, porque, além de dominar todo o ciclo do combustível, toda a experiência que temos em operar usinas, enriquecer urânio, tudo isso se transforma, no final, em benefício para a população brasileira”, afirmou.

Energia nuclear entra em nova fase global e Brasil precisa acompanhar, diz ABDAN

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Caique Amorim
Sobre o autor
Caique Amorim

Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.