Ministério da Fazenda sugere à ANEEL inclusão da MMGD nos cortes de geração

Atualmente, apenas as usinas solares e eólicas centralizadas vem sendo submetidos a essas restrições
1 min 37 seg de leitura
Ministério da Fazenda sugere à ANEEL inclusão da MMGD nos cortes de geração
Foto:Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria de Reformas Econômicas Subsecretaria de Acompanhamento Econômico e Regulação, enviou um ofício à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) sugerindo a inclusão da MMGD (Micro e Minigeração Distribuída) nos mecanismos de reduções e limitações de geração, conhecido no jargão setorial como curtailment.

O ofício assinado por Marcos Pinto, secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, é referente a 3ª fase da Consulta Pública ANEEL nº 45/2019 que visa colher subsídios para estabelecer os critérios operativos para redução ou limitação de geração (constrained-off).

O documento é datado de 18 de junho e foi enviado nesta quinta-feira (26) para Agnes Costa, diretora e relatora da Consulta Pública nº 45/2019, e para Alessandro Cantarino, superintendente de Regulação de Geração da ANEEL.
No ofício, o secretário diz que a MMGD “exerce papel relevante na composição da oferta de energia em âmbito nacional, influenciando as manobras de curtailment executadas pelo ONS.

Na avaliação dele, o aumento da capacidade instalada de MMGD leva a um excesso de geração em alguns períodos do dia, exigindo que o Operador faça ajustes na produção de outras usinas para equilibrar a oferta e a demanda.

Atualmente, apenas usinas solares e eólicas centralizadas vem sendo submetidas a essas restrições. Para o secretário, é necessário assegurar maior equidade regulatória, que permita que a geração descentralizada ou seja a MMGD, também participe dos mecanismos de limitação e divisão propostos na Consulta Pública nº 45/2019.

A proposta assinada pelo secretário sugere a adoção de ajustes contábeis no SCEE (Sistema de Compensação de Energia Elétrica), considerando os cortes de geração motivados por razões energéticas.

Leia o ofício na íntegra.

Veja também

ONS aponta que curtailment deve se tornar ainda mais predominante nos próximos anos

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Caique Amorim
Caique Amorim
Estudante de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tenho experiência na produção de matérias jornalísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.