26 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Miniusina solar empregará 16% de cidade do Piauí

A miniusina de Coivaras vai atender a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde)

Autor: 21 de maio de 2021maio 24th, 2021Brasil
2 minutos de leitura
Miniusina solar empregará 16% de cidade do Piauí

Localizado há 77 km de Teresina (PI), o município de Coivaras (PI) será impactado positivamente com a construção de uma miniusina de energia solar de administração e responsabilidade do Governo do Estado.

A planta faz parte de um projeto de PPP (Parceria Público-Privada) de miniusinas de energia solar, gerenciado pela SUPARC-PI (Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí). 

Segundo estimativas do governo do Piauí, a instalação da miniusina poderá empregar, de forma direta e indireta, até 16% da população do município. Atualmente, a cidade tem 4 mil habitantes.

Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões, destaca que a criação dos novos postos de trabalho será de grande impacto. “Estima-se a criação de 50 empregos diretos e mais de 600 postos de trabalho indiretos com a criação desse sistema de energia renovável. Isso permite novas oportunidades para a comunidade dessas cidades, a partir da necessidade de capacitação de mão de obra qualificada”, ressalta.

A miniusina de Coivaras vai atender a Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde). A energia gerada na estrutura ficará como crédito ao Governo do Estado do Piauí junto à Equatorial Energia, permitindo economia para os cofres públicos. 

A planta, com potência instalada de 5 MW, terá uma capacidade de geração mais do que o suficiente para atender a Sesapi. A PPP de Miniusinas de Energia Solar já passou por processo de viabilidade, consulta pública, licitação e agora segue com a implantação, após a assinatura do contrato. 

Saiba mais: Piauí vai construir oito usinas fotovoltaicas por meio de PPP

Serão três responsáveis pela implantação das miniusinas no Piauí: Energias Sustentáveis do Piauí (2 lotes que representa 4 miniusinas), GM Energia (1 lote que representa 2 miniusinas) e Brenge Par (1 lote que representa 2 miniusinas). Em pleno funcionamento, o parque de energia solar do Piauí vai gerar 40 MW, somando as oito mini usinas em implantação.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.