1 de maio de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,5GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,8GW

MME aprova enquadramento de 26 usinas solares no REIDI

Autorizações foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) e abrangem quatro estados brasileiros

Autor: 18 de julho de 2023Brasil
2 minutos de leitura
MME aprova enquadramento de 26 usinas solares no REIDI

Projetos de GD solar podem ser enquadrados no REIDI. Foto: Bruno Spada/MME

O MME (Ministério de Minas e Energia) aprovou o enquadramento de 1,47 GW em 26 usinas de energia solar no REIDI (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura).

As autorizações foram publicadas na edição desta segunda-feira (17) do DOU (Diário Oficial da União) e abrangem quatro estados brasileiros. 

Em Goiás, terão regime especial de tributação as UFVs (usinas fotovoltaicas) Alto São Francisco XIII, XIV, XV e XVI, totalizando 200 MW, e as UFVs Padre Bernardo II, IV e VI, que somam 150 MW. 

Em Alagoas, as UFVs Zebu I, II e V a VIII entraram no regime especial, totalizando 191,8 MW, enquanto que no Rio Grande do Norte foram enquadrados os projetos UFV Serra do Mel XI, XII, XIV e XV, somando 92,4 MW.

Em Minas Gerais, houve a maior quantidade de enquadramentos aprovados, nas UFVs São Miguel 5, 7 e 9 (somando 149,9 MW); na UFV João Pinheiro 3 (30 MW) e nas UFVs Boa Sorte 9, 10, 11, 12, 14,22 e 23 (somando 661,5 MW).

De forma resumida, a adesão ao REIDI desonera um projeto (nos setores de transportes, portos, energia, saneamento básico e irrigação) das contribuições do PIS e da COFINS, em relação aos bens, materiais e serviços incorporados ao ativo, tanto nas aquisições domésticas, quanto estrangeiras. Para saber mais detalhes, clique aqui.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.