16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Módulos da Canadian recebem certificação A+ em bancabilidade

Análise foi feita pela DNV, empresa independente e líder mundial em certificação de produtos, riscos e garantia

Autor: 28 de junho de 2022Artigos
Módulos da Canadian recebem certificação A+ em bancabilidade

A bancabilidade auxilia investidores a avaliar a escala de risco na hora de fazer aportes

A Canadian Solar, fabricante Tier 1 de módulos, inversores fotovoltaicos e baterias, acaba de receber uma certificação de seus módulos de alta potência (de até 670 W), que atestam total confiabilidade, alta qualidade e custo nivelado de energia (LCOE) 3% menor. 

O reconhecimento foi realizado pela DNV, empresa independente e líder mundial em certificação de produtos, gerenciamento de riscos e garantia, por meio de um relatório de análise e revisão – Relatório de Revisão de Tecnologia dos módulos HiKu7 & BiHiKu7.

A certificadora auditou desde o processo de fabricação dos módulos, gerenciamento de materiais recebidos, processos, controle de qualidade, entre outros. A DNV revisou o programa de garantias de confiabilidade da Canadian Solar, realizando testes de performance tais como testes de ciclo térmico com 400 ciclos, damp heat com 2 mil horas e PID com 192 horas, o dobro dos padrões estipulados pela IEC, obtendo resultados que mostraram uma perda de energia inferior a 2%.

Ainda segundo o relatório, os módulos HiKu7 & BiHiKu7 possuem eficiências num patamar de liderança da indústria, bem como coeficientes de temperatura até -0,34% / °C e degradação LID e LeTID ficam na faixa de 0,5% ou menos, que resultam em performance de campo superior à de módulos comerciais padrão. Isso é possível graças à excelência na seleção e especificação de materiais.

Todos esses atributos, atestados e certificados pela DNV a levaram a recomendar uma premissa de vida útil de 35 a 45 anos para fins de modelagem financeira dos projetos que usam módulos Canadian Solar BiHiKu7.

Para Shawn Qu, presidente e CEO da Canadian Solar, os resultados confirmam as tecnologias avançadas utilizadas nos módulos da empresa e o rigoroso sistema de controle de qualidade. “Nosso compromisso é fornecer os melhores produtos em que a relação desempenho e preço seja ideal para nossos clientes em todo o mundo”, comentou.

Pedro Alves, general manager da Canadian Solar para a América Latina, analisa que a certificação positiva realizada pela DNV, reconhece todo o esforço da equipe da Canadian pela busca constante de inovação, excelência em seus produtos, alta performance e sustentabilidade. 

Para conferir o relatório clique aqui e baixe o Resumo Executivo do Relatório de Revisão de Tecnologia Canadian Solar HiKu7 & BiHiKu7.

Bancabilidade e o que ela representa do setor solar

É uma classificação que auxilia investidores a avaliar a escala de risco na hora de fazer aportes. Dentre os fabricantes de equipamentos, sejam eles de módulos ou inversores é de suma importância se ater a esse indicador. Todos esses indicadores mostram aos investidores, quão sólida é uma empresa e também ajudam a melhorar a oferta de crédito e juros nas operações.

Primeiramente, a bancabilidade diz se a empresa consegue entregar o pedido acordado, garantindo o planejamento financeiro do projeto. Em segundo lugar, a bancabilidade garante aos grandes projetos boas negociações de crédito. Em terceiro e último lugar, o mais importante: a bancabilidade atesta a capacidade de a empresa de atender as garantias dos equipamentos.

Essa última é muito particular do segmento solar, pois os projetos empregam equipamentos com expectativa de vida de 25 a 30 anos. Para um investidor é de suma importância ter a confiança de que seu fornecedor tem condições de manter suas operações saudáveis e lucrativas nesse período.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.