É de conhecimento público que a atual guerra entre Rússia e Ucrânia tem causado escassez de energia no mercado Europeu. Junto à escassez, naturalmente vem o aumento cobrado por kWh para o fornecimento de energia elétrica, considerando todas as fontes utilizadas para abastecer estes países.
Num efeito cascata, além de prejudicar consumidores residenciais, comerciais e industriais, os aumentos dos preços contribuem fortemente nas altas dos índices de inflação de toda a economia. Infelizmente, os maiores prejudicados no cenário exposto são as famílias de baixa renda que naturalmente veem seu poder de compra de itens básicos diminuído.
Certamente, isso não é uma peculiaridade do mercado Europeu. O que está ocasionando a escassez e aumento do preço da energia no acima citado é a guerra atual. Entretanto, não é apenas isso que pode ocasionar problemas similares pois os países que pouco investem em suas matrizes energéticas podem também vivenciar problemas da mesma natureza.
Por este motivo, é de suma importância que os países jamais descuidem de seus planos de segurança e crescimento energético. Desta forma, seja por motivo de guerra, desastres climáticos ou algo do gênero, que os países estejam prontos para rapidamente mitigar os efeitos nocivos que a falta e ou aumento do custo de energia, podem causar nas nações.
Armazenamento de energia para mitigar problemas futuro
Uma maneira de minimizar a falta ou aumento dos custos de energia para os consumidores residenciais, comerciais, industriais e toda a rede de serviços públicos são as soluções de armazenamento de energia (ESS – na sigla inglesa).
Com as soluções de ESS, a energia excedente produzida durante os períodos de pico de geração solar fotovoltaica pode ser armazenada e utilizada de acordo com a necessidade e conveniência do momento.
A ideia de utilizar a energia armazenada quando mais se precisa dela, seja por motivo de blackouts temporário, indisponibilidade completa ou mesmo manutenção na rede elétrica, é uma ótima opção para não deixar nada sem funcionamento. Já no quesito econômico, a mesma energia armazenada pode ser utilizada nos horários de pico, quando o preço por kWh cobrado pelas concessionárias de energia é bem mais alto que o normal.
Estima-se que o armazenamento de energia por baterias aumente exponencialmente nos próximos anos à medida que mais energias renováveis são conectadas nas redes elétricas de cada país. Vale ressaltar também que o advento das mobilidades elétricas, em geral, serão catalisadores importantíssimos para vermos um boom neste mercado de ESS.
Fabricantes de tecnologias e especialistas no mercado de energia, relatam que está em curso um acelerado crescimento e evolução da tecnologia, assim como um aumento nas instalações de ESS em todo o mundo.
Nos próximos dois a três anos aproximadamente, estima-se que o mercado de ESS terá algo em torno de 45 GWh de capacidade de armazenamento. Entre vários fabricantes de tecnologias de inversores híbridos e ESS, a SAJ oferece diferentes soluções para atender às necessidades e demandas deste mercado.
2 respostas
O armazenamento de energia é o futuro próximo. Gostei muito do conteúdo. Parabéns ao Canal Solar e o autor.
Excelente artigo sobre armazenamento de energia. O autor demonstra conhecimento no setor solar e aborda um tema sensível e bastante atual.