23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Módulos da Sunova têm potência de pico atestada por Laboratório da USP

Potência dos painéis testados está entre 1,14% e 1,65% acima do valor nominal de pico especificado

Autor: 17 de março de 2023Tecnologia e P&D
2 minutos de leitura
Módulos da Sunova têm potência de pico atestada por Laboratório da USP

Painéis da Sunova possuem certificação da TÜV NORD e do laboratório SQI. Foto: Sunova/Divulgação

O laboratório do IEE (Instituto de Energia e Ambiente) da USP (Universidade de São Paulo) constatou que a potência de pico STC dos módulos fotovoltaicos da Sunova está entre 1,14% e 1,65% acima do valor nominal de pico especificado.

Segundo Wellington Araújo, country manager Brasil, “o teste foi realizado pelo laboratório da universidade a pedido da Sunova para contestar a divulgação de um relatório de teste de produtos não confirmado, relacionado à potência de pico, para os produtos da marca que havia sido realizado pelo laboratório da USP e que está sendo veiculado entre profissionais do mercado”.

“Já foi provado que esse relatório trata-se de um documento inelegível, a empresa cliente e solicitante informada no relatório nem conhecimento do mesmo tinha, conforme declaração oficial já divulgada pela mesma. O intuito foi dirimir quaisquer dúvidas com relação à qualidade dos produtos Sunova”, acrescentou Araújo.

“Em conformidade com a norma IEC 61215, os módulos foram submetidos a Inspeção Visual, Eletroluminescência, Estabilização inicial e Determinação da Potência Máxima. Ressaltamos que para determinar a potência de pico sob STC, conforme a norma citada, o módulo deve passar pelo processo de estabilização inicial”, disse Rafael Palazzo, especialista técnico da Sunova Brasil.

“Em posse dos resultados podemos constatar que a potência de pico STC está entre 1,14% e 1,65% acima do valor nominal de pico especificado. Ou seja, o produto está em conformidade com os dados contidos na documentação técnica”, acrescentou Palazzo.

Ainda de acordo com a fabricante, os painéis da marca possuem certificação da TÜV NORD, autoridade global, e do laboratório SQI, credenciado pela ILAC-MRA e CNAS.

A Sunova ainda reforçou que seus produtos são fornecidos com um período de garantia de 15 anos na qualidade do produto e do processo, bem como 25 anos no desempenho, juntamente com o resseguro dessas garantias fornecidas pelas renomadas seguradoras Ariel-Re e Lloyd’s.

“Portanto, se algum problema de qualidade do produto ocorrer dentro do período de garantia e for confirmado, nós, como Sunova Solar, arcaremos com a responsabilidade correspondente”, finalizou.

Para acessar o documento basta entrar neste link https://assinarweb.com.br/iee-usp/verificar, digitar o login: 0226101 e a senha v8EXJQ50.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.