24 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Módulos de alta eficiência com células tripartidas lançados no Brasil

No Brasil será vendido o painel de 405 W da família HI-KILO, que está na lista de produtos que recebem o benefício ex-tarifário

Autor: 24 de setembro de 2021outubro 31st, 2023Brasil
3 minutos de leitura
Módulos de alta eficiência com células tripartidas lançados no Brasil

A Sunova traz ao Brasil, com lançamento a ser realizado na exposição Intersolar South America, realizada nos dias 18 a 20 de outubro, seus novos módulos de alta eficiência baseados em células de 210 mm tripartidas. A fabricantes vai expor os equipamentos no stand A1.30.

A divisão de células em partes menores é uma estratégia usada pelos fabricantes para aumentar a eficiência dos módulos fotovoltaicos. Módulos half-cell, com células bipartidas, já estão se tornando cada vez mais comuns no mercado. 

A família de módulos HI-KILO, fabricados com células mono-PERC tripartidas, alcança eficiência de até 21,3% com seu módulo de 410 W. No Brasil será comercializado o módulo de 405 W da família HI-KILO, que está inserido na lista de produtos que recebem o benefício ex-tarifário.

Além dos módulos HI-KILO mono-PERC com células tripartidas, a Sunova ainda pretende apresentar na exposição Intersolar seus módulos half-cell mono-PERC com células de 182 mm (com potência até 550 W) e seus módulos bifaciais mono-PERC com células de 210 mm (com potência até 600 W).

A novidade trazida pelos módulos de células tripartidas é o uso da estratégia de fabricação half-cell (que aumenta a eficiência de geração) com terças-partes de células de 210 mm. Isso possibilita a fabricação de módulos de alta eficiência com dimensões menores do que as dos módulos half-cell ou full-cell com células de 210 mm. Módulos de alta eficiência com dimensões reduzidas são ideais para aplicações em telhados.

Nova fábrica 

A Sunova vai inaugurar em breve uma nova unidade fabril, dotada de tecnologia para a fabricação de módulos com células de 182 mm e 210 mm. A fábrica está oficialmente em produção desde meados de setembro. “Estamos muito orgulhosos em anunciar que atualizamos nossa fábrica e lançamos equipamento de produção. A fábrica está equipada com equipamentos líderes internacionais da Autowell, automação XN e SC-SOLAR”, afirmou a empresa em nota.

Tecnologia

A Sunova investe continuamente em P&D (pesquisa e desenvolvimento) para buscar o aumento da eficiência dos módulos fotovoltaicos. Suas principais apostas são o uso de células PERC monocristalinas tripartidas e a tecnologia de células HIT (heterojunção), que a empresa espera comercializar a partir de 2023.

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

3 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.