5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Neoenergia Luzia inicia fase de teste da operação de parques solares

Empreendimento marca a entrada da companhia na geração fotovoltaica centralizada

Autor: 3 de junho de 2022junho 27th, 2022Projetos
Neoenergia Luzia inicia fase de teste da operação de parques solares

O complexo possui 228.780 painéis solares de modelo bifacial. Foto: Envato Elements

A Neoenergia anunciou, nesta terça-feira (31), o início da energização e operação em teste do seu primeiro complexo de parques solares. O projeto foi construído no município de Santa Luzia (PB) e a operação comercial está prevista para começar a partir de julho.

A Neoenergia Luzia marca a entrada da companhia na GC (geração centralizada), com um total de 149,3 MW de capacidade instalada de potência.

O complexo possui cerca de 228,7 mil painéis solares de modelo bifacial. Toda a energia gerada nas plantas solares da Neoenergia Luzia será alocada no ACL (Ambiente de Contratação Livre), sendo 100% já vendida até 2026.

Segundo Laura Porto, diretora de Renováveis da Neoenergia, “o avanço de projetos de energia renovável faz parte da estratégia da Neoenergia, a fim de expandir, no país, a geração por fontes limpas”.

Ainda de acordo com a diretora, o projeto tem um papel de grande importância para o desenvolvimento sustentável do setor elétrico brasileiro, uma vez que o cenário atual global é a aceleração da transição para uma economia de baixo carbono.

Atualmente, a Neoenergia é a segunda maior empresa de distribuição de energia do Brasil e está comprometida com a demanda por fornecimento de energia eficiente e sustentável de forma integrada.

A companhia investiu um total de R$ 808 milhões no segmento de renováveis neste primeiro trimestre de 2022, além de desenvolver outros projetos, como o Neoenergia Chafariz.

Além disso, apresentou avanço na construção do Neoenergia Oitis, um complexo eólico com 12 parques localizados entre a Bahia e o Piauí, sendo o maior ativo eólico da empresa no país.

A partir desses três empreendimentos, a companhia atingirá mais de 90% da sua capacidade instalada de energia limpa.

Segundo a Neoenergia, “esta entrega reforça, mais uma vez, a capacidade da Neoenergia em executar seu plano estratégico e o seu compromisso com a taxa de retorno de seus projetos”.

Stella Miranda

Stella Miranda

Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.