4 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,7GW

Nordeste e Centro-Oeste atingem novos patamares em GD solar

Regiões brasileiras ultrapassam a marca de 4 GW e de 3 GW de potência instalada nesta semana

Autor: 10 de maio de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Nordeste e Centro-Oeste atingem novos patamares em GD solar

Sistema de GD solar instalado na região Nordeste. Foto: Divulgação/CNM

As regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil ultrapassaram nesta semana, respectivamente, a marca de 4 GW e de 3 GW de potência instalada em energia solar por meio de sistemas de GD (geração distribuída).

É o que apontam informações extraídas junto ao SIGA, o banco de dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

No Nordeste, já são mais de 385 mil sistemas instalados em residências, fachadas e pequenos e médios terrenos e que juntos somam mais de 566 mil UCs (unidades consumidoras).

Já no Centro-Oeste são 239 mil conexões levando economia e sustentabilidade para mais de 304 mil UCs. 

De acordo com a Agência, as localidades com maior potência instalada em GD solar no Nordeste são Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Natal (RN), com 174 MW; 168 MW e 90 MW, respectivamente. 

No Centro-Oeste, os municípios que apresentam os maiores volumes são: Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), com 267 MW; 199 MW e 192 MW. 

Potência por estado

Atualmente, o Brasil conta com mais de 20,6 GW de potência instalada em sistemas de micro e minigeração distribuída. Ao todo, já são mais 1,9 milhão sistemas fotovoltaicos em operação no país. 

As regiões que contabilizam os maiores volumes de potência são o Sudeste e o Sul, com 6,74 GW e 5,57 GW, registrados pela ANEEL até às 9h desta terça-feira (9). Na sequência, aparecem o Nordeste e o Centro-Oeste, à frente da região Norte (1,33 GW). 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.