29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Onda de calor eleva em 20% interesse por financiamento de painéis solares

Aumento do consumo de energia e redução da taxa Selic explicam números, avalia Meu Financiamento Solar

Autor: 7 de dezembro de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Onda de calor eleva em 20% interesse por financiamento de painéis solares

Foto: Reprodução/Engegrid

O aumento no consumo de energia elétrica no Brasil, impulsionado pela onde calor que atingiu várias regiões nos últimos meses, tem elevado o interesse dos consumidores pela instalação de sistemas de energia solar como alternativa para redução de gastos.

De acordo com levantamento da fintech Meu Financiamento Solar, especializada em financiamento para projetos fotovoltaicos de geração própria de energia no Brasil, o volume de simulações de crédito cresceu 20% no mês de novembro em comparação com outubro.

Pela análise da empresa, a queda recente da taxa Selic, que saiu de 13,25% em agosto para os atuais 12,25%, é outro fator que também ajudou a impulsionar a procura por energia solar tanto para residências quanto para empresas. 

“Embora nosso maior público seja consumidores residenciais, que são os mais impactados pelas altas tarifas de energia elétrica no país, notamos uma procura crescente no financiamento de energia solar para condomínios, que buscam reduzir a conta do consumo das áreas comuns dos prédios”, explicou Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar.

“Devido ao crescimento dessa demanda de energia, também estamos com muitos projetos de clientes que solicitam expansão de sistemas que já foram instalados, a fim de conter esse aumento do consumo”, acrescentou a executiva. 

Outro fator de crescimento da procura por painéis solares, segundo a fintech, é a proteção contra a inflação energética, que blinda o consumidor das oscilações tarifárias que podem acontecer com escassez hídrica e aplicação de bandeiras vermelhas.

Somente nos telhados das residências brasileiras, a energia solar já representa mais de R$ 60,5 bilhões de investimentos acumulados no país. A potência instalada nas casas dos brasileiros ultrapassa a marca de 12 GW. 

Pelo mapeamento do Meu Financiamento Solar, a tecnologia fotovoltaica está presente em mais de 1,6 milhão de residências espalhadas em cerca de 5,5 mil municípios de todas as regiões brasileiras.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Um comentário

  • Welves dos Santos disse:

    Se as concessionárias liberassem seria ótimo, mas com a alegação de inversão de fluxo não adianta, como é o caso da Cemig aqui em Minas gerais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.