Calor recorde faz o consumo de energia bater pico no Brasil

ONS registrou 102.478 MW na sexta-feira (15); demanda foi atingida por 92,5% de energia renovável
2 minuto(s) de leitura
Calor atinge pico
De acordo com o Climatempo, as temperaturas elevadas devem continuar até o dia 20 de março. Foto: Unsplash/Reprodução

A onda de calor que está atingindo o Brasil nos últimos dias fez o consumo de energia atingir um novo recorde. O patamar atingido foi de 102.478 MW, e foi registrado na última sexta-feira (15), às 14h37, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

A boa notícia é que a demanda foi atendida por 92,5% de energia renovável. O pico anterior foi registrado em 7 de fevereiro, atingindo 101.860 MW. O recorde de carga média foi de 91.338 MWmed.

Os picos estão sendo registrados pelo Operador desde novembro, devido à onda de calor. No dia 14 daquele mês, a demanda registrada foi de 101.475 MW.

O comportamento da carga foi influenciado por questões climáticas, principalmente pelas elevadas temperaturas em quase todo o país, que teve o registro de mais uma onda de calor”, afirma o ONS, em nota.

O calor sufocante que atinge o país está fazendo os termômetros subirem até 5°C acima da média para a época. 

De acordo com o Climatempo, a temperatura deve continuar até o dia 20 de março, que marca o fim do verão. 

As regiões do Brasil que continuarão sendo mais atingidas são Sudeste, parte do Sul (Paraná e Santa Catarina) e Mato Grosso do Sul.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal