2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

ONS avalia o que causou o apagão em Roraima no sábado

No total, houve o desligamento de todo o sistema isolado, interrompendo 190 MW de carga

Autor: 17 de abril de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
ONS avalia o que causou o apagão em Roraima no sábado

Roraima é o único estado fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende de termelétricas para o fornecimento de energia. Foto: Pixabay

O Operador Nacional do Sistema (ONS) avalia quais foram as causas que levaram ao apagão de sábado (15) no estado de Roraima. Às 17h19 houve o desligamento automático de todo o sistema isolado, incluindo as termelétricas que estavam em operação no instante da ocorrência.

A falha levou à interrupção de 190 MW de carga. A energia só foi restabelecida às 00h10 de domingo (16). Roraima é o único estado fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende de termelétricas para o fornecimento de energia.

O processo de recomposição das cargas contou com a coordenação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e das empresas geradoras que atuam no sistema da distribuidora de energia local, a Roraima Energia, que atende a 197 mil unidades consumidoras.

Já a partir das 17h55min o ONS iniciou a coordenação das ações de recomposição do sistema. No entanto, problemas técnicos encontrados no processo impediram o efetivo retorno ao atendimento das cargas interrompidas.

Às 20h25min, o ONS em parceria com todos os agentes envolvidos iniciaram novo processo efetivo de recomposição e, a partir desse horário, as cargas foram gradativamente sendo normalizadas.

“Reiteramos que, desde que a interrupção de fornecimento de energia foi identificada, atuamos prontamente para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível”, diz o ONS.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.