O Operador Nacional do Sistema (ONS) avalia quais foram as causas que levaram ao apagão de sábado (15) no estado de Roraima. Às 17h19 houve o desligamento automático de todo o sistema isolado, incluindo as termelétricas que estavam em operação no instante da ocorrência.
A falha levou à interrupção de 190 MW de carga. A energia só foi restabelecida às 00h10 de domingo (16). Roraima é o único estado fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e depende de termelétricas para o fornecimento de energia.
O processo de recomposição das cargas contou com a coordenação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do ONS, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e das empresas geradoras que atuam no sistema da distribuidora de energia local, a Roraima Energia, que atende a 197 mil unidades consumidoras.
Já a partir das 17h55min o ONS iniciou a coordenação das ações de recomposição do sistema. No entanto, problemas técnicos encontrados no processo impediram o efetivo retorno ao atendimento das cargas interrompidas.
Às 20h25min, o ONS em parceria com todos os agentes envolvidos iniciaram novo processo efetivo de recomposição e, a partir desse horário, as cargas foram gradativamente sendo normalizadas.
“Reiteramos que, desde que a interrupção de fornecimento de energia foi identificada, atuamos prontamente para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível”, diz o ONS.