Em boletim divulgado nesta sexta-feira (06), o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) informou que elevou a estimativa de previsão de carga para o mês de setembro. Na semana passada, o Órgão esperava um crescimento de 0,3% e agora prevê um aumento de 1,5% na base anual.
O ONS também estimou que o nível de reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, principal subsistema para armazenamento de energia, ficará em 47,4% ao final de setembro, um índice um pouco abaixo dos 48% previstos há uma semana.
Para as chuvas que devem chegar às hidrelétricas neste mês, o órgão revisou para baixo sua projeção para as usinas da região Sul (36% da média histórica, ante 42% estimados há uma semana), ao passo que elevou a expectativa para o Norte (49%, ante 47%) e fez ajustes menores para o Sudeste/Centro-Oeste (49%, ante 50%) e Nordeste (43%, ante 44%).
Nesta semana, o Governo Federal aprovou no CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) novas medidas preventivas para enfrentar à seca no país e preservar o nível dos reservatórios. Entre as ações, estão o acionamento de mais termelétricas.
Por conta disso, o valor pago pelos consumidores na conta de luz subiu neste mês, com o acionamento da bandeira tarifária vermelha primeiramente no patamar 2, mas, dias depois, foi revisada e anunciada no patamar 1, onde serão cobrados R$ 4,46 para cada 100 kWh consumidos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].