O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) elaborou um plano operacional específico para os dias de eleição municipal em 2024, com o objetivo de lidar com possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica durante os dias de votação (primeiro e segundo turno).
O objetivo é garantir a segurança operacional e a comunicação eficiente entre todas as instituições envolvidas, como ONS, ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), MME (Ministério de Minas e Energia), distribuidoras, transmissoras e os TSE e TREs (tribunais eleitorais).
Segundo o ONS, a iniciativa atende à Resolução nº 001/2005 do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), que determina que o ONS deverá propor medidas especiais de segurança a fim de garantir o suprimento de energia elétrica em eventos de grande relevância.
Durante as Eleições de 2024, o Operador trabalhará em regime de operação especial, implementando ações complementares para assegurar a operação do SIN (Sistema Interligado Nacional).
Essas medidas visam bloquear manutenções que possam causar cortes de energia e operar o sistema com menor fluxo para aumentar a segurança.
No primeiro turno das eleições, o bloqueio se inicia às 0h da manhã de sábado (5) e se estende até às 7h de segunda-feira (7).
O plano foca em duas datas: 6 de outubro, para o 1º turno, e 27 de outubro, para o 2º turno, onde for necessário.
“O ONS irá emitir um relatório com os resultados da Operação do SIN, contendo um resumo das informações técnicas sobre o desempenho da Rede de Operação do sistema elétrico, destacando os fatos relevantes durante o transcorrer dos dias de votação no primeiro e segundo turnos”, afirmou o ONS.
Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].