O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) passou a ingressar no Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil.
Trata-se de um acordo assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, que propôs uma agenda composta por 17 objetivos interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar desafios relacionados a aspectos ambientais e sociais.
“Essa adesão reforça o compromisso do ONS com o avanço da sua estratégia que é estruturada em três pilares: mais humano, mais verde e mais social”, informou o Operador.
Representes do Pacto Global da ONU no Brasil também se reuniram nos últimos dias, durante a COP 28, com executivos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e da Eletrobras para a assinatura de um acordo entre as duas empresas para a promoção da descarbonização da Amazônia e a recuperação de bacias hidrográficas brasileiras.
Leia também:
-
COP 28: Brasil e mais de 100 países prometem triplicar produção de energias limpas até 2030;
-
Emissões globais de CO2 devem bater recorde em 2023, diz relatório;
-
ONU destaca que a solar ajuda no resfriamento do planeta em 12%.
A parceria planeja a realização de investimentos em: projetos socioambientais; ações de melhoria da navegabilidade dos rios Madeira e Tocantins, além de trabalhos para interligar comunidades isoladas.
O acordo tem como foco o desenvolvimento de parcerias por meio de matchfunding de restauro ambiental para alavancar recursos que serão investidos nos fundos regionais.