[gtranslate]

Casa dos Ventos e Atlas Agro firmam parceria com foco no agronegócio

Acordo integra projeto de fertilizantes verdes em Uberaba (MG), com operação prevista para 2028
Casa dos Ventos e Atlas Agro firmam parceria com foco no agronegócio
A planta demandará cerca de 300 MW médios de energia renovável. Foto: Gov. da Bahia/Reprodução

A parceria visa integrar o portfólio de energia renovável e soluções da Casa dos Ventos à produção de hidrogênio na planta de fertilizantes da Atlas Agro, promovendo a expansão da matriz de energia renovável e impulsionando a sustentabilidade da agricultura no Brasil.

O projeto tem previsão de iniciar operação comercial em 2028, com capacidade para produzir cerca de 530 mil toneladas de fertilizantes por ano. 

O empreendimento demandará cerca de 300 MW médios de energia renovável, fornecida pela Casa dos Ventos, destinada à produção de nitrato de amônia verde, essencial para reduzir as emissões de carbono na agricultura, e está localizado em Uberaba (MG).

Segundo a Casa dos Ventos, o setor de agronegócio deve representar mais de 20% do PIB brasileiro em 2024, e o país é atualmente o maior importador global de fertilizantes, com 41 milhões de toneladas importadas em 2023.

A produção global de fertilizantes nitrogenados depende amplamente do uso de gás natural, uma prática que contribui com cerca de 2% das emissões de carbono no mundo.

De acordo com Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos, a empresa tem trabalhado para que o Brasil assuma o protagonismo na transição energética por meio da descarbonização de setores-chave, como o agronegócio.

“Além de trazer autonomia para o campo, a tese gera investimentos relevantes em energia renovável para o país”, destaca Araripe.

Segundo Knut Karlsen, cofundador da Atlas Agro e presidente da Atlas Agro Brasil, a missão da empresa é descarbonizar a produção global de nitrogênio. Energia competitiva e confiável é fundamental para produzir fertilizantes nitrogenados sustentáveis a preços acessíveis para os agricultores locais.

Maria Gabriela da Rocha Oliveira, diretora de energia renovável da Atlas Agro, comenta que os baixos custos das energias renováveis no Brasil representam uma solução competitiva para viabilizar a produção nacional de fertilizantes, promovendo a segurança alimentar e a sustentabilidade industrial do país.

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.