2 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,7GW

Pela segunda vez, ONS reduz projeção de carga para julho

Nova estimativa aponta para um crescimento de 0,9% ao final do mês

Autor: 17 de julho de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Pela segunda vez, ONS reduz projeção de carga para julho

Carga prevista no início do mês era de 71.232 MW médios. Foto: Freepik

Pela segunda semana consecutiva, o ONS (Operador Nacional do Sistema) reduziu a projeção de carga para julho. A nova estimativa aponta para um crescimento de 0,9% (69.854 MWmed), dois pontos percentuais abaixo da previsão apresentada no início do mês. O órgão não explica os motivos da revisão.

Veja a previsão de carga para cada subsistema:

  • Norte: + 11,5%, 7.192 MWmed;
  • Nordeste: + 4,1%, 11.621;
  • Sudeste/Centro-Oeste: -1%, 39.136 MWmed;
  • Sul: -1,3%, 11.905 MWmed.

Os indicadores comparam as estimativas para o final de julho de 2023, ante o mesmo período do ano passado.

Armazenamento dos reservatórios

O grande volume de chuvas causado pelo fenômeno El Niño deve elevar os reservatórios da região Sul para 95% da capacidade máxima ao final do mês. O Norte e o Sudeste/Centro-Oeste podem, respectivamente, atingir 94,5% e 84,3%. Para o Nordeste, a projeção é de 78,8%.

Previsão de afluências

A ENA (Energia Natural Afluente) – o volume de água que chega ao reservatório capaz de se converter em energia hidrelétrica – tem previsões compatíveis com o período seco, mas com um desvio significativo na região Sul, cuja ENA prevista está em 117% da média histórica (MLT), quase o triplo do apontado na estimativa anterior.

O Sudeste/Centro-Oeste, que concentra 70% dos reservatórios do SIN (Sistema Interligado Nacional), deve registrar ENA de 86% da MLT em 31 de julho, ante 84% apresentados previamente. Para os subsistemas Norte e Nordeste, as previsões de ENA são de 76% e 50%, respectivamente.

O Custo Marginal de Operação (CMO) se mantém zerado em todos os subsistemas pela trigésima semana consecutiva, padrão iniciado no final de dezembro de 2022. É o período mais longo de CMO zerado de forma consecutiva na série histórica monitorada pelo Operador.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.