25 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,81GW

Pesquisadores lançam primeiro experimento orbital com energia solar espacial

Segundo os cientistas, este teste inicial tem como objetivo analisar o processo de conversão de energia

Autor: 25 de maio de 2020outubro 1st, 2020Tecnologia e P&D
Pesquisadores lançam primeiro experimento orbital com energia solar espacial

Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos lançaram, no dia 17 de maio, o primeiro experimento orbital com energia solar espacial, a bordo de um avião da Força Aérea americana. Eles enviaram ao espaço um módulo fotovoltaico de telha quadrada de 12 polegadas que deve testar a viabilidade de sistemas de energia solar que convertem a luz do sol em microondas por radiofrequência.

Segundo os cientistas, este teste inicial tem como objetivo analisar o processo de conversão de energia da antena e o desempenho térmico.

“Esse experimento de voo permite que os pesquisadores testem o hardware em condições espaciais reais. A entrada da luz solar viaja pela atmosfera da Terra, filtrando o espectro e reduzindo o brilho”, afirma o grupo de pesquisa.

Os pesquisadores explicaram que as células solares usadas no dispositivo foram fabricadas com uma camada adicional para capturar a luz azul no espectro no espaço. “Essa é uma das razões pelas quais a energia de um painel solar no espaço é maior que no solo”, concluíram.

Usina solar espacial

A JAXA  (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) anunciou em 2014 um projeto para construir usinas solares orbitais com capacidade de 1 GW até 2030.

Já a China disse, no ano passado, que pretende ser o primeiro país a lançar usinas fotovoltaicas no espaço que colhe energia solar e envia de volta à Terra.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.