O segmento industrial brasileiro de energia solar fotovoltaica possui 549,96 MW de GD (geração distribuída) instalada, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Apostando nesse mercado a fabricante de inversores fotovoltaicos PHB Solar lançou dois novos inversores industriais, o PHB73K-HT para redes trifásicas de 127/220V e o PHB125K-HT para redes de 220/380V.
Segundo a fabricante, o principal destaque dos inversores industriais é a presença de 12 entradas MPPTs que facilitam a distribuição de painéis solares e contribuem para um melhor desempenho e segurança em uma usina.
Os inversores também são compatíveis com painéis bifaciais e ambos os modelos possuem string box integrada, o que reduz, de acordo com a empresa, o espaço e tempo necessários para instalação.
Leia também: PHB oferece solução inovadora para mercado de energia solar
Ainda segundo a empresa, uma dificuldade encontrada na instalação de grandes usinas é o manuseio do inversor. Visando solucionar este problema a nova linha conta com alças laterais para auxílio na instalação correta e segura.
Outra funcionalidade dos inversores é a de operação com às três fases e o neutro ou de apenas três fases, otimizando custos com cabos e eletrodutos. O grau de proteção é IP66 sendo oferecidos sete anos de garantia com opções de estender em até 25 anos e suporte no Brasil.
Ademais, os equipamentos têm conformidade com as normas ABNT NBR 16149, ABNT NBR 16150 e ABNT NBR IEC 62116. Além disso, são os únicos modelos da faixa de potência que se enquadram a serem certificados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Tecnologia e Qualidade).