O Piauí lidera o ranking nacional de matriz energética renovável, com 99,75% de energia proveniente de fontes limpas. Além disso, ocupa a 3º posição em produção de energia solar e eólica, segundo dados são da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Energia Solar
No setor de energia solar, o Estado ocupa a 3ª posição nacional em potência instalada, atrás apenas de Minas Gerais e da Bahia, possuindo uma irradiação média de 5,9 kWh/m² e cerca de 12 horas diárias de luz solar – superando a média de países como da China e da Alemanha.
Um dos destaques da região é o Parque Solar de São Gonçalo, em São Gonçalo do Gurguéia (PI), que é o maior complexo de energia solar de geração centralizada em construção na América do Sul.
Com expansão em andamento, o empreendimento chegará a 864 MW de capacidade instalada, ocupando uma área de aproximadamente 12 milhões de metros quadrados, equivalente a 1.500 campos de futebol.
Inspirado em Goiás, Piauí buscará na Justiça isenção de ICMS para energia solar
Energia Eólica
Em energia eólica, o Piauí ocupa, também, o 3º lugar nacional, com 12,82 TWh, superando estados como Ceará e Rio Grande do Sul.
Na região, o Parque Eólico Lagoa dos Ventos é destaque, sendo o maior da América Latina. Com 230 turbinas e capacidade instalada de 1.063 MW, o parque gera 3,3 TWh anualmente, evitando a emissão de 1,6 milhão de toneladas de CO₂.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.