14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Pipas causam 1.249 interrupções de energia na região de Campinas

Número mostra redução de 25% em relação ao ano anterior, mas CPFL alerta riscos da brincadeira

Autor: 4 de setembro de 2021Brasil
2 minutos de leitura
Pipas causam 1.249 interrupções de energia na região de Campinas

A CPFL Paulista apontou uma queda de 25% nas interrupções causadas por pipa nos primeiros sete meses do ano, comparado ao ano anterior. Entre as dez cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com mais ocorrências, Campinas lidera o ranking, seguida por Hortolândia e Sumaré.

Em 2020, na região, foram 1.669 casos, contra 1.249 em 2021. A queda nos números de interrupções causadas por pipas é resultado das ações da Campanha Guardião da Vida, cujo objetivo é levar conscientização dos riscos com a rede elétrica.

O período em que há aumento no número de perturbação do sistema elétrico causado por pipa é durante as férias escolares, nos meses de dezembro, janeiro e julho. Um brinquedo inofensivo que traz transtornos quando utilizado de forma inadequada, podendo provocar acidentes graves e até fatais e corte no fornecimento de energia. 

Muitas pipas ficam enroscadas nos fios e causam interrupções nos meses seguintes. Isso ocorre porque a linha e a estrutura da pipa, enrolada nos cabos elétricos, se tornam condutoras de energia quando chove.

A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte. 

Dicas básicas da CPFL Paulista para uma brincadeira mais segura:

  1. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia; dê preferência a espaços abertos como praças, parques e campos de futebol para usar o brinquedo;
  1. Nunca use cerol ou a linha “chilena”, eles são proibidos por lei (Lei Estadual – Nº 12.192, de 2006);
  2. Evite também as “rabiolas”, pois elas enroscam nos fios elétricos, desligando o sistema, podendo provocar choques elétricos, muitas vezes fatais;
  3. Utilizar papel alumínio na confecção da pipa é perigoso, pois este material pode provocar curtos-circuitos;
  4. Nunca tente resgatar ou remover uma pipa com canos, bambus, ou laçar o brinquedo na rede elétrica com uso de linhas. Essas atitudes podem representar sério risco à vida; 

Imagem: Reprodução.

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.