3 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,7GW

Plantas FV sobre a água: um olhar sobre usinas flutuantes

Sistemas flutuantes têm se mostrado cada vez mais viáveis em cenários como o mercado brasileiro

Autor: 10 de março de 2023junho 28th, 2023Artigo do fabricante
4 minutos de leitura
Plantas FV sobre a água: um olhar sobre usinas flutuantes

Usina solar fotovoltaica flutuante instalada na Polônia. Foto: Growatt

As usinas solares flutuantes são uma alternativa promissora aos tradicionais sistemas fotovoltaicos terrestres.

As instalações fotovoltaicas flutuantes são construídas sobre plataformas compostas de bóias flutuadoras, e permitem aproveitar as áreas ociosas de reservatórios, lagos ou podem até mesmo ser instaladas no oceano.

Protótipo de sistema fotovoltaico instalado sobre bóias flutuantes, uma solução ideal para aproveitar áreas ociosas de lagos e reservatórios. Fonte: Apollo Flutuante

Protótipo de sistema fotovoltaico instalado sobre bóias flutuantes, uma solução ideal para aproveitar áreas ociosas de lagos e reservatórios. Fonte: Apollo Flutuante

Embora ofereçam desafios técnicos frente a outros tipos de usinas, os sistemas flutuantes têm se mostrado cada vez mais viáveis em cenários como o mercado brasileiro, que tem uma matriz energética majoritariamente hídrica e possui muitos lagos de usinas hidrelétricas disponíveis.

Uma das principais vantagens dos sistemas flutuantes é o maior rendimento energético: os corpos d’água oferecem temperaturas mais baixas que colaboram para aumentar a eficiência do painel solar.

Painéis solares flutuantes também se beneficiam da luz refletida pela lâmina d’água, aumentando assim a geração de energia, principalmente quando se usam módulos fotovoltaicos bifaciais.

As usinas de energia solar tradicionais exigem grandes áreas de terra, o que pode ser um desafio em regiões densamente povoadas. As usinas fotovoltaicas flutuantes, por outro lado, podem ocupar áreas hídricas, aproveitando melhor o espaço. Essa medida também resolve um outro desafio: muitos reservatórios perdem água devido à evaporação, e os módulos fotovoltaicos reduzem a velocidade de evaporação da água, mantendo o nível do reservatório mais estável.

Usina solar fotovoltaica flutuante instalada na Polônia. Fonte: imagem fornecida por Growatt

Usina solar fotovoltaica flutuante instalada na Polônia. Fonte: imagem fornecida por Growatt

Existem inúmeros projetos de sucesso pelo mundo. A imagem acima mostra a primeira fazenda solar flutuante da Polônia, com capacidade total de 500 kW. A usina foi construída com módulos fotovoltaicos cristalinos de 455 W e 6 inversores Growatt MAX 80KTL3-X LV.

As condições ideais de operação dos módulos fotovoltaicos, que operam com temperatura reduzida, e a alta robustez do inversor Growatt, preparado para operar em ambientes úmidos, possibilitam ao investidor um melhor aproveitamento de sua propriedade na geração de energia.

Além das suas funções básicas, os inversores MAX da Growatt possuem um sistema de varredura e diagnóstico de curva IV inteligente online, que permite o monitoramento do estado de saúde dos módulos fotovoltaicos e a detecção de falhas, reduzindo custos com operação e manutenção.

Os inversores da Growatt ainda possuem recursos que permitem a configuração remota e atualização de firmware, que facilitam diagnósticos e evitam visitas em campo, além de permitirem aos usuários maior controle sobre a operação da usina fotovoltaica.

Canal Solar Plantas FV sobre a água um olhar sobre usinas flutuantes

Inversor Growatt MAX 125KTL3-X

A série MAX da Growatt é desenvolvida para atender usinas comerciais, industriais e de grande escala. Dentre seus modelos, destaca-se o MAX 125KTL3-X LV que é premiado pela TUV Rheinland no All Quality Matters com o melhor desempenho na categoria 100-150kW.

O inversor possui 98,6% de eficiência máxima, com uma corrente de string de 16 A, compatível com módulos de alta potência. Também conta com proteção ativa de arco (AFCI), DPS Tipo II nos lados CC e CA, proteção IP 66, além de monitoramento inteligente.

Por sua potência e recursos, especialmente o grau de proteção IP66, pode ser uma excelente opção para usinas flutuantes, pois se encaixam bem em diversos tamanhos de usinas e proporcionam uma geração de alta eficiência e redução de custos de operação e manutenção da usina fotovoltaica.

Growatt

Growatt

Fornecedora de soluções em energia distribuída, especializando-se na geração, armazenamento e consumo de energia sustentável.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.