SolaX Power integra mobilidade elétrica com Smart Energy

Fabricante possui uma linha de carregadores veiculares que atende pontos de recarga residenciais e comerciais
Veículos elétricos possuem uma sinergia muito grande com o mercado de energia solar

Se você é uma pessoa antenada em tecnologia, com certeza as palavras carro e elétrico devem passar pelo seu ambiente pelo menos algumas vezes durante a sua semana.

Se estiver no mercado de energia então, essas palavras devem vir com ainda mais frequência, uma vez que carros elétricos já foram apontados como uma das soluções para a redução nas emissões de CO2 globais.

Tanto que alguns países já anunciaram que a partir de 2030, só vai ser permitida a venda de carros elétricos ou híbridos e até mesmo algumas montadoras de veículos já anunciaram que planejam a migração para uma produção com 100% de elétricos ou híbridos.

Já se fez muito barulho sobre esse assunto, mas a verdade é que eles chegaram e ocupam espaço no mercado mundial de veículos. Sim, os veículos elétricos estão aí entre nós e fazem parte da vida de muitas pessoas em vários países do mundo.

Em alguns lugares como Europa, Estados Unidos e China o mercado dos veículos elétricos, carinhosamente chamados de EVs (Electric Vehicles), já apresenta números expressivos de crescimento, afirmando a consolidação desse nicho de mercado.

No Brasil, os carros elétricos seguem um caminho similar, com números que mostram que o crescimento do mercado está acontecendo de maneira exponencial e a consolidação vem com várias montadoras anunciando suas versões de carros elétricos e híbridos para o país.

Os veículos elétricos possuem uma sinergia muito grande com o mercado de energia solar fotovoltaica, afinal produzir a própria energia elétrica significa produzir o próprio combustível para alimentar a demanda dos carros.

Soma-se a essa sinergia a integração entre sistemas e convergência de dados, criando um ambiente de Smart Energy (energia inteligente), onde o consumidor tem informações sobre geração de energia, consumo de energia elétrica e também o abastecimento do veículo.

A SolaX Power é referência global na fabricação de inversores fotovoltaicos e também de sistemas de armazenamento e monitoramento de energia elétrica e não poderia deixar de contribuir com o processo de transformação da eletrificação da mobilidade urbana.

Por isso desenvolveu uma linha de carregadores veiculares que atende pontos de recarga residenciais e também comerciais.

Por ter uma presença global, a SolaX desenvolveu carregadores com fácil adaptabilidade, que são compatíveis com os veículos elétricos mais comuns do mercado mundial, capazes de serem integrados com energia 100% renovável, vindo da sua usina solar ou mesmo da energia da sua concessionária local.

Os carregadores elétricos da SolaX são de fácil manuseio e têm operação bem simplificada, com opções monofásica em 7,2 kW e trifásica em 22 kW para rápido carregamento.

Esses carregadores vêm com opções de plug embutido com modelos Tipo 1 e Tipo 2, que são os mais populares do mercado e também com entrada para cabos externos, para que você possa usar com carregadores portáteis e com o seu cabo específico.

Ambos os modelos podem ser instalados em ambientes internos ou externos e têm função de RFID integrada, para que o carregamento possa ser acionado de maneira personalizada de acordo com cada usuário ou mesmo pela característica do ponto de recarga.

Para que os clientes possam usar os carregadores SolaX sem preocupações, foram colocados dispositivos de proteção avançados, garantindo a segurança no manuseio e também nos circuitos de alimentação das edificações e dos veículos.

Foram integrados aos equipamentos um monitoramento de falha de corrente e também uma proteção PEN com neutro aterrado.

Além da segurança com os circuitos, a SolaX implementou um sistema de comunicação com criptografia TLS, garantido a proteção de dados de todos os usuários do ponto de recarga e dos veículos elétricos.

O ambiente de comunicação também possui uma plataforma inteligente de monitoramento e gerenciamento da carga, com acessos através de aplicativo para celular ou por website.

Pelo aplicativo é possível estabelecer cargas dinâmicas inteligentes e também definir temporizadores de carga, para que os clientes em média tensão não tenham consumo nos horários de ponta.

Para mais informações sobre a empresa acesse www.solaxpower.com.br. Também é possível falar diretamente com o country manager para o Brasil, por meio do email [email protected].


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Imagem de Gilberto Camargos Jr
Gilberto Camargos Jr
Country Manager Brazil para a SolaX Power. Profissional com 10 anos no setor fotovoltaico brasileiro. Começou empreendendo como fabricante de módulos fotovoltaicos, já foi instalador, gerente de projetos e sócio em distribuidora de equipamentos. Em 2019 entrou para o mundo dos fabricantes de equipamentos, contribuindo para o desenvolvimento estratégico e operacional do mercado brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal