4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Inversor solar, o que é e para que serve?

Confira hoje qual a importância e para que serve esse equipamento

Autor: 24 de março de 2022dezembro 11th, 2023Guia do Consumidor
2 minutos de leitura
Inversor solar, o que é e para que serve?

O inversor fotovoltaico, item indispensável no sistema de energia solar, é um conversor elétrico, cuja função é transformar a energia produzida pelos módulos solares de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), com a finalidade de possibilitar a sua utilização em aparelhos elétricos.

Inversor solar on grid x inversor solar off grid

Existem dois tipos de inversores solares, diferenciando-se entre a capacidade de armazenar energia nas baterias e de interagir com a rede de alimentação pública.

On-grid

O inversor solar on-grid é o modelo mais comum de ser utilizado. Este equipamento segue a função de conectar um sistema fotovoltaico on-grid às redes de residências ou empresas, e atua injetando energia na rede elétrica do empreendimento.

Esse tipo de inversor solar é construído com o intuito de promover interação com o sinal senoidal da corrente alternada presente na rede e foi desenvolvido para operar especificamente com a rede, comportando-se como unidade de controle do sistema fotovoltaico on-grid.

O inversor on-grid foi desenvolvido para funcionar juntamente com  a rede pública. Assim sendo, o equipamento não funciona como inversor autônomo, ou seja, não é possível utilizá-lo em um sistema sem conexão com a rede (isolado) uma vez que o equipamento precisa se desligar na ausência de energia na rede pública para evitar riscos durante uma manutenção, por exemplo.

Inversor solar, o que é e pra que serve?

 

Off-grid

Esse tipo de inversor fotovoltaico é utilizado em sistemas fotovoltaicos isolados, desconectados da rede elétrica, mais conhecidos como “sistemas off-grid”, justamente pela capacidade de fornecer energia às cargas quando não há rede pública disponível, dependendo somente do banco de baterias e da energia dos painéis

O inversor off-grid fornece energia diretamente para as cargas, retirando energia diretamente de um banco de baterias ou diretamente de painéis solares. Diante disso, um sinal elétrico de corrente alternada (CA) é produzido, fornecendo a potência elétrica aos aparelhos consumidores.

Devido à falta de interação com o sinal de corrente alternada presente na rede, estes inversores não podem ser aplicados em sistemas on-grid (conectados à rede). O equipamento não foi projetado para operar em paralelo à rede pública, portanto, não apresentará bons resultados.

Inversor solar, o que é e pra que serve?

 

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2 comentários

  • BOM DIA, EU ESTOU PENSANDO EM INSTALAR O SISTEMA FOTOVOTAICO EM MINHA RESIDÊNCIA, SO QUE PENSO EM INSTALAR O SISTEMA OFF GRIDE, EU PERGUNTO: SE EU CONECTASSE O SISTEMA OFF A DUAS BATERIAS DE 245 VOLT AMPER, OS RESULTADOS SERIAM SATISFATÓRIOS, OU SEJA, MESMO EU ULTILIZANDO APENAS 40% DA EFICIENCIA DA BATERIA, PODERIA CONECTAR TODA A REDE INTERNA DA MINHA CASA INCLUINDO TRÊS APARELHOS DE ARCONDICIONADOS DE 12.000 BTU’S?

  • VIDE TEXTO: “O inversor off-grid apresenta pode fornecer energia diretamente para as cargas”

    Correto: O inversor off-grid “FORNECE” energia diretamente as cargas.

    obrigado!

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.