18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Como armazenar os módulos fotovoltaicos?

Instruções para o armazenamento adequado dos painéis solares

Autor: 28 de julho de 2022Guia do Consumidor
Como armazenar os módulos fotovoltaicos?

Módulos Fotovoltaicos. Foto: Envato

Os módulos fotovoltaicos são essenciais para o funcionamento de um sistema de energia solar. Por meio dos painéis solares é possível fazer a captação da irradiação solar e convertê-la em energia elétrica.

Contudo, há dúvidas sobre como deve ser feito o armazenamento destes produtos. Então, o Canal Solar traz recomendações de especialistas e de fabricantes sobre como armazenar os módulos e garantir sua qualidade.

O módulo solar é formado por materiais robustos que oferecem uma alta resistência a degradações ocasionadas por exposição em ambiente externo, permitindo que o produto tenha em média uma vida útil de 25 anos.

Armazenamento dos módulos fotovoltaicos

Segundo o manual da BYD, no manuseamento do produto devem ser respeitadas as seguintes orientações:

  1. Os módulos precisam estar armazenados na embalagem da BYD;
  2. Utilizando a embalagem original o empilhamento permitido é de 1 unidade com até 28 módulos;
  3. É necessário manter a embalagem posicionada no sentido horizontal, em locais planos e cobertos – para proteção contra condições climáticas adversas;
  4. Após retirar os módulos da embalagem é necessário que sejam mantidos em local seguro, seco, ventilado e manter com os conectores MC4 conectados;
  5. Evitar impactos ou presença direta de raios solares ou luz artificial.

Ainda para a BYD, no empilhamento estático, é recomendado utilizar no máximo 28 módulos. E neste processo é necessário manter o alinhamento e utilizar espumas espaçadoras entre os produtos.

Já a Jinko, em seu manual, orienta que os módulos sejam armazenados na embalagem e em um local fresco, sem umidade e o solo nivelado com um ângulo inferior a 10°.

Também reforçam que não deve ser colocado itens por cima dos módulos ou das caixas, como mostra o exemplo:

Como armazenar os módulos fotovoltaicos?

Foto: Divulgação/ Jinko

Ainda para a Jinko, é recomendado após a desmontagem que os módulos permaneçam empilhados sobre um único suporte e é preciso certificar que exista uma distância mínima de 30cm entre as embalagens, como mostra a imagem abaixo:

Como armazenar os módulos fotovoltaicos?

Foto: Divulgação/ Jinko

A Canadian Solar não recomenda a entrada de crianças no local de armazenamento dos módulos, e afirma que é necessário a utilização de um ambiente controlado para ser usado de depósito em um tempo inferior a três meses.

Os conectores devem receber proteção extra para que não tenham contato com a umidade e luz solar, e o empilhamento das unidades não deve conter mais que 12 módulos e precisam estar na horizontal, afirma a fabricante.

Ainda de acordo com a Canadian Solar, os quadros devem estar devidamente alinhados e as caixas podem ser empilhadas em até duas unidades, desde que sejam colocadas na horizontal, caso esteja na vertical não poderão ser empilhadas, como ilustra a figura abaixo:

Recomendações Canadian

Foto: Divulgação/ Canadian

A armazenagem destes produtos tem variantes de acordo com cada empresa. Logo, é aconselhável ler o manual oferecido pelo fabricante e tomar os devidos cuidados para preservar a qualidade e eficácia do seu módulo.

Ingrid Serafim

Ingrid Serafim

Jornalista com experiência em produção audiovisual e online. Atuou como produtora em reportagens especiais e websérie. Já teve experiência na criação de colunas diárias de clube tradicional paulista, como notícias, pós e pré-jogo e coletivas de imprensa.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.