28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Pontos turísticos famosos que possuem energia solar

Confira sete pontos turísticos famosos pelo mundo que já contam com energia solar

Autor: 27 de setembro de 2020outubro 23rd, 2020Mundo
Pontos turísticos famosos que possuem energia solar

A energia solar está presente em indústrias, comércios, residências, propriedades rurais. São inúmeros os empreendimentos que estão optando por escolher uma fonte renovável, promovendo economia e sustentabilidade.

E não para por aí. A energia fotovoltaica é uma tendência crescente também no turismo e na arquitetura, com muitos dos principais pontos de referência e destinos já usando painéis solares.

Essa fonte não apenas ajuda a reduzir a emissão de carbono e economizar nos custos de eletricidade, como também está se tornando, com outros recursos renováveis, uma atração turística.

O Canal Solar separou sete pontos turísticos famosos pelo mundo que já contam com energia solar. Confira.

1) Casa Branca, Estados Unidos

Casa Branca, Estados UnidosResidência oficial e escritório do presidente americano, a Casa Branca (White House) é um dos edifícios célebres de Washington DC e um dos principais pontos turísticos do país.

O sistema fotovoltaico na propriedade foi instalado em 1979 e, atualmente, possui 50 painéis solares.

Curiosidades

  • O presidente Jimmy Carter foi o primeiro a instalar um sistema fotovoltaico na Casa Branca, com 32 painéis, em 1979, para fornecer água quente. Em 1981, o presidente Ronald Reagan removeu os equipamentos;
  • George Bush adicionou energia solar a um prédio de manutenção em 2003;
  • Em 2010, Barack Obama instalou um sistema fotovoltaico na propriedade. Este sistema se pagou em 2018.

2) Torre Eiffel, França

Torre Eiffel, FrançaA Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França, se tornando um dos principais pontos turísticos do mundo.

A torre, que é o edifício mais alto da cidade, é o monumento pago mais visitado do mundo, com milhões de pessoas frequentando-o anualmente. Seu sistema fotovoltaico foi instalado em 2012 e possui uma matriz de 10 m² no pavilhão de visitantes.

Curiosidades

  • Os painéis solares são instalados na primeira plataforma da torre com 187 ft e no Pavilhão Ferrié;
  • A energia solar aquece metade da água quente utilizada;
  • Possui também duas turbinas eólicas que produzem 10 mil kWh de eletricidade por ano;
  • O sistema foi financiado pela SETE (Société d’exploitation de la Tour Eiffel), que detém 40% dos direitos da torre, sendo o restante propriedade da prefeitura.

3) Taj Mahal, Índia

Taj Mahal, ÍndiaO Taj Mahal foi construído em 1600. Sua estrutura é alimentada por um sistema fotovoltaico, instalado em 2012, com cerca de 2 mil kWp de capacidade, na cidade de Agra.

Curiosidades

  • Financiado pelo Taj Heritage Fund;
  • A Índia planeja instalar 20 GW de capacidade solar fotovoltaica até 2022.

4) Vaticano, Itália

Vaticano, ItáliaO sistema fotovoltaico, de 100 MW de potência, foi instalado em 2008. Possui aproximadamente 2.700 painéis solares no topo do auditório Paulo VI.

Curiosidades

  • Papa Bento XVI, o primeiro líder do Vaticano a usar energia solar;
  • Considerado o primeiro “estado-nação solar”;
  • Fornece energia solar a 40 mil residências;
  • Maior usina solar da Europa;
  • Energia suficiente para alimentar as necessidades de aquecimento, resfriamento e eletricidade de um prédio de 6.300 lugares;Reduz a pegada de carbono em 225 toneladas por ano.

5) Alcatraz, Estados Unidos

Alcatraz, Estados UnidosAlcatraz é uma ilha localizada no meio da Baía de São Francisco na Califórnia (EUA). Inicialmente, foi utilizada como base militar, e somente mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima.

Seu sistema fotovoltaico, de 307 kW, foi instalado em 2012 no telhado do edifício Cellhouse.

Curiosidades

  • A matriz solar está oculta para preservar a integridade histórica;
  • A microrrede movida a energia solar reduziu o tempo de funcionamento dos geradores a diesel de 100% para 40% ao longo de um ano.

6) ONU, Suíça

ONU, SuíçaO Escritório das Nações Unidas em Genebra é a segunda maior das quatro principais sedes das Nações Unidas. Seu sistema fotovoltaico foi instalado em 2014 em uma área de 3.223 m².

Curiosidade

  • Produz 600 mil kWh de energia anualmente.

7) Maracanã, Brasil

Maracanã, BrasilO Brasil possui um dos estádios mais famosos do mundo: o Maracanã. Fundado em 1950, o estádio já recebeu públicos de mais de 200 mil pessoas e foi palco de grandes partidas de futebol, shows musicais e outros eventos e é um dos principais pontos turísticos da cidade.

A usina solar, instalada em 2014, tem capacidade de 400 kWp, com um total de 1.552 módulos solares, que cobrem uma área de 2.380 m² e são capazes de gerar 500 MWh de energia por ano.

Curiosidade

  • O Maracanã Solar foi uma proposta levada pelo Instituto Ideal e teve o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco de Fomento Alemão KfW.
Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.