9 de maio de 2021

Carrinho

Porsche firma parceria com EDP para uso de eletropostos no Brasil

Ao total, a EDP possui 50 pontos de carregamentos públicos ativos no país

Autor: 15 de março de 2021março 18th, 2021Setor Elétrico
Porsche firma parceria com EDP para uso de eletropostos no Brasil

A EDP Smart anunciou que firmou uma parceria com a Porsche para ampliar a experiência dos clientes da marca alemã em eletropostos públicos da companhia no Brasil. 

Os consumidores que adquirirem um veículo elétrico da marca, como o novo Porsche Taycan ou as versões híbridas de Cayenne ou Panamera, receberão um cartão personalizado (EV.Card), que os credenciarão para utilizar um dos 50 pontos de carregamentos públicos ativos da EDP no Brasil.

“Com o EV.Card, o cliente poderá efetuar o desbloqueio de eletropostos aproximando o cartão de um leitor junto à tela dos equipamentos, que fará a identificação do usuário. O processo de ativação será feito em uma página exclusiva para clientes Porsche, responsável por habilitar os usuários para a utilização do aplicativo EDP EV. Charge Br, que conta com mais de 100 motoristas cadastrados no Brasil”, explicou a EDP em nota. 

A empresa ainda afirmou que por meio do aplicativo, os proprietários de VEs (veículos elétricos) podem encontrar postos de recarga disponíveis, gerenciar seus carregamentos e liberar o uso de carregadores remotamente, pelo celular. 

EDP planeja triplicar pontos de carregamento de VEs

A EDP divulgou também que planeja triplicar os pontos de carregamento disponíveis até o fim de 2022. A companhia já apresentou à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) projetos em mobilidade elétrica que representam investimentos acima de R$ 50 milhões. 

O principal deles, que tem a Porsche como parceira, prevê a instalação de 30 postos de carregamento ultrarrápido que vão cobrir todo o estado de São Paulo até o ano que vem.

De acordo com a empresa, serão conectados os principais corredores elétricos do país, interligando a capital paulista ao interior e a capitais de outros estados, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão. 

“Trata-se do primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150 kW e 350 kW), com um investimento de R$ 32,9 milhões. O primeiro posto ultrarrápido foi inaugurado em outubro de 2020 em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, e outros novos eletropostos serão anunciados em 2021”, destacou a EDP.

EDP visa acelerar adoção de VEs

Promover um futuro cada vez mais limpo e sustentável com a adoção de VEs. Essa é a meta da EDP, que assinou, no final de 2020, um memorando de intenções com a Zebra (sigla em inglês para Aceleradora do Desenvolvimento de Veículos de Zero Emissão).

A iniciativa é uma parceria da C40 Cities, rede que conecta 96 das principais cidades do mundo comprometidas em promover ações climáticas para criar um futuro mais sustentável, e do ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo), organização independente, sem fins lucrativos, fundada para oferecer aos governos e reguladores ambientais pesquisas e análises técnicas.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Experiência como produtor, repórter e apresentador em diferentes veículos de comunicação: mídia impressa, online e televisiva.

Comentar