EDP visa acelerar adoção de veículos elétricos nas cidades

Empresa portuguesa assinou um memorando de intenções com a Zebra

Promover um futuro cada vez mais limpo e sustentável com a adoção de VEs (veículos elétricos). Esse é a meta da EDP, que assinou um memorando de intenções com a Zebra (sigla em inglês para Aceleradora do Desenvolvimento de Veículos de Zero Emissão). A iniciativa é uma parceria da C40 Cities, rede que conecta 96 das principais cidades do mundo comprometidas em promover ações climáticas para criar um futuro mais sustentável, e do ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo), organização independente, sem fins lucrativos, fundada para oferecer aos governos e reguladores ambientais pesquisas e análises técnicas. Segundo a empresa, o objetivo é acelerar a adoção dos ônibus elétricos nas cidades, articulando conversas com entidades governamentais, financeiras, operadores e empresas interessadas em investir nesse mercado. Ao total, a EDP já investiu cerca de R$ 11 milhões em iniciativas voltadas ao mercado de ônibus elétricos. “A mobilidade elétrica é um dos pilares de nossa estratégia. Enxergamos nela a possibilidade real de contribuir para termos cidades mais sustentáveis, com menos emissões de CO², e que ajudem a controlar a temperatura do planeta. Esse memorando de intenções reforça nosso compromisso em liderar a transição energética, além de ampliar o espaço dos ônibus elétricos nas metrópoles”, destacou Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Negócios B2C da EDP no Brasil. Ao nível global, a empresa tem o compromisso de eletrificar 100% de sua frota até 2030, assim como o de desenvolver novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transição energética.

Embraer anuncia 1º voo de avião elétrico para 2021

A Embraer e a EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da portuguesa EDP, firmaram uma parceria que promete revolucionar o setor de mobilidade no Brasil. Isso porque ambas anunciaram que deverá ser realizado em 2021 o primeiro voo de um protótipo de avião elétrico com tecnologia de propulsão 100% elétrica.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal