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Niterói prepara edital para contratar infraestrutura de recarga de veículos elétricos

Licitação contemplará a construção de dois telhados fotovoltaicos com 6 mil metros quadrados cada

Autor: 27 de março de 2023Veículos elétricos
2 minutos de leitura
Niterói prepara edital para contratar infraestrutura de recarga de veículos elétricos

Prefeito Axel Grael e a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa. Foto: Divulgação

Prevista para o segundo semestre do ano, a prefeitura de Niterói (RJ) fará uma licitação para contratar infraestrutura de recarga de veículos elétricos. De acordo com a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, a licitação contemplará a construção de dois telhados fotovoltaicos com 6 mil metros quadrados cada.

Na semana passada começou a rodar o primeiro carro elétrico da prefeitura de Niterói, um iCar, da CAOA Chery, com autonomia de 300 quilômetros. A experiência foi feita no mesmo dia (21) em que o município publicou, no Diário Oficial, o decreto que cria a política municipal de estímulo ao uso de carro elétrico na administração municipal pública.

Serão alugados 150 veículos elétricos, que irão substituir veículos comuns até 2024 em diferentes órgãos da Prefeitura. A medida faz parte da política pública do eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450, que tem como objetivo a implementação de medidas que levem a cidade a um caminho cada vez mais sustentável. Ainda segundo a secretária, o aluguel dos carros elétricos pela prefeitura deve gerar uma economia de cerca de R$ 225 mil por mês, que deixarão de ser gastos em combustível.

Para o secretário do Clima de Niterói, Luciano Paez, a iniciativa representa o primeiro passo na indução de uma política de redução de emissões de gases de efeito estufa de forma significativa.

“Além de toda a economia financeira que a prefeitura fará no médio prazo com a manutenção e consumo de um carro elétrico, temos um ganho ambiental gigante. Como forma de comparação, para compensar a emissão de carbono da nossa frota atual, teríamos que plantar uma árvore para cada 73 quilômetros rodados. No caso dos carros elétricos essa distância cresce para cada 3.600 quilômetros rodados. Podemos sim, em nível local, contribuir para resolver os problemas que impactam o planeta, e com reflexos cada vez mais recorrentes nas cidades”, esclarece Paez.

 

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

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