24 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Preços dos equipamentos FV seguem em alta mesmo com novo surto de Covid na China

Aumento de casos e mortes pela doença no país asiático não deverá registrar grandes mudanças em relação às que vêm ocorrendo

Autor: 5 de novembro de 2021novembro 19th, 2021Mundo
3 minutos de leitura
Preços dos equipamentos FV seguem em alta mesmo com novo surto de Covid na China

Ministério do Comércio orientando as famílias a estocarem alimentos para atender a vida cotidiana. Foto: Envato Elements

Os casos da Covid-19 voltaram a crescer em boa parte do mundo e gerado preocupação entre profissionais do setor fotovoltaico brasileiro, que, desde o inicio da pandemia, vêm presenciando consecutivos aumentos nos preços dos equipamentos e do frete marítimo.

Nesta semana, um novo surto da doença na China fez com que as autoridades publicassem um aviso no site do Ministério do Comércio orientando as famílias a estocarem alimentos para atender a vida cotidiana.

O órgão não fez menção a uma possível escassez de alimentos, mas a imprensa local chegou a publicar listas de bens recomendados para guardar em casa, incluindo biscoitos, macarrão instantâneo, vitaminas e lanternas. Nas redes sociais, usuários relataram que, após o anúncio do governo, chineses correram para estocar arroz, óleo de cozinha e sal.

Na última segunda-feira (3), as autoridades chinesas pediram à população que limitasse os deslocamentos após serem registrados novos casos de Covid-19 em diversas regiões do país. Uma delas foi o município de Shenzhen, onde está localizado um dos principais portos marítimos do mundo.

“O surto da doença na China está se espalhando por várias províncias e o governo adotou medidas que nos dão indícios de que o país vai se fechar para o mercado novamente”, disse Eudes Elias da Silveira, administrador e sócio da Port Trade Internacional, empresa especializada na logística de produtos marítimos.

Leia também: Fabricantes alertam sobre aumentos nos preços dos equipamentos solares.

Apesar dos problemas registrados na China, Gustavo Tegon, co-fundador da Esfera Solar, analisa que o mercado não deve registrar grandes mudanças em relação ao que já vem ocorrendo. “Até o momento, não sentimos nenhuma alteração nos embarques e nos preços dos equipamentos fotovoltaicos em razão da nova onda de coronavírus na China”, afirmou.

Para o executivo, independentemente do surto de Covid-19, a perspectiva para o restante do ano já era de alta no preço dos produtos solares. “O que tem acontecido nos últimos dois meses é uma dificuldade de produção, de logística internacional e de aumento de preços por causa do aquecimento das vendas da energia solar no Brasil e no mundo. Isso era algo que o mercado já vinha prevendo desde o começo do ano”, destacou.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.