GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Mercado Internacional

Presidente do IBP defende que setor do petróleo seja aliado das renováveis

Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis defende segurança regulatória e expansão de fontes limpas

Presidente do IBP defende que setor do petróleo seja aliado das renováveis

Roberto Ardenghy, presidente do IBP. Foto: IBP/Divulgação

O presidente do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), Roberto Ardenghy, afirmou que a diversificação das fontes de energia será estratégica para garantir segurança energética e estabilidade econômica em um cenário internacional marcado por tensões geopolíticas e desafios logísticos.

“O petróleo vai continuar muito importante, vai continuar relevante na economia mundial (ao mesmo tempo que divide o protagonismo com as renováveis)”, afirmou o executivo, durante o Seminário LIDE de Energia, na manhã desta quarta-feira (27) na CASA LIDE, em São Paulo (SP).

Durante o evento, Ardenghy também defendeu que a agenda climática avance de forma alinhada à segurança energética e ressaltou que o setor de óleo e gás tem investido em tecnologias voltadas à redução de emissões.

Ele também citou a necessidade de ampliar a segurança regulatória e acelerar processos de licenciamento para novas fronteiras exploratórias no Brasil.

Durante sua participação, o executivo mencionou ainda o potencial brasileiro em biocombustíveis, incluindo etanol, biodiesel, diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF), apontando que a disponibilidade de biomassa e matérias-primas renováveis coloca o país em posição competitiva na transição energética.

O Seminário LIDE Energia também reuniu representantes da Equinor e da Shell, que apresentaram investimentos e estratégias voltadas à expansão energética e descarbonização no Brasil.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Raphael Guerra
Sobre o autor
Raphael Guerra

Jornalista formado na PUC Campinas. Atuou na Futpress, TV Século 21 e ENM. Possui experiência em podcast, televisão, rádio e assessoria de imprensa.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.