[gtranslate]

Primeiro gerador movido a hidrogênio verde entra em operação no Ceará 

Equipamento será usado para gerar energia no espaço da exposição da multinacional francesa Qair, em Fortaleza (CE)
Primeiro gerador movido a hidrogênio verde entra em operação no Ceará
Novo gerador é fruto de uma parceria entre a Qair Brasil e a CSI Gerpower. Foto: Divulgação

O Ceará colocou em em operação, nesta sexta-feira (17), o primeiro gerador movido a hidrogênio verde do Brasil, em evento promovido pelo grupo francês Qair Internacional, em Fortaleza (CE). 

O encontro, que contou com a participação do governador Elmano de Freitas (PT), também ficou marcado pela assinatura da criação do Dia Estadual do Hidrogênio Verde, que será celebrado anualmente em 17 de novembro.

O novo gerador é fruto de uma parceria entre a Qair Brasil com a empresa cearense CSI Gerpower. O equipamento será usado para gerar energia no espaço da exposição da Qair, no Marina Park Hotel, onde justamente ocorreu a cerimônia desta sexta-feira. 

“Acreditamos que o hidrogênio verde finalmente transformará a transição energética em uma revolução economicamente viável”, disse Louis Blanchard, chairman da Qair Internacional. 

Para ele, o Ceará tem a capacidade, com apoio de suas autoridades, de produzir o combustível renovável em massa tanto para o mercado local, como também para o resto do mundo. 

“O hidrogênio é o novo petróleo, e o Ceará poderá se tornar um dos protagonistas desse novo mundo da energia”, pontuou o executivo da multinacional francesa.

A Qair é uma das 34 empresas que firmaram com o Ceará memorando de entendimento na finalidade de produzir o hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

8 respostas

  1. Está é a oportunidade do povo trabalhador nordestino se inserir no grande mercado de trabalho industrial, gerador de bons salários e deixar de sofrer o preconceito dos estados do sul que eles trabalham para carregar o Nordeste nas costas.
    Quero ver a partir do hidrogênio verde o Nordeste se industrializado e levando consigo as outras atividades para o seu próprio crescimento e consequentemente crescimento do nosso país.

  2. os cearenses estão de parabéns sem duvida é uma grande evolução no mercado de energias e combustíveis. E a salvação do planeta.. viva os cearenses..

  3. Prezados,

    Todo engenheiro inventor e cientista autodidata, acredito, gostaria de saber a potência em MG/h desse novo gerador a Hidrogênio.

    Espero receber o feedback dessa mensagem.

    Grato,

    Paulo Brasil
    83-98822-0283
    CEO
    Inventor e cientista autodidata
    Engenheiro Elétrico e Civil.

  4. GRANDE IDÉIA PARA DESTRUIR NOSSO FUTURO ! USO 1000 KW DE ENERGIA EÓLICA PARA PRODUZIR 800 KW DE H2V.
    Com 800 kw de H2V gero 400 kw de energia elétrica, fora a energia gasta para comprimir o J2V.
    E USO O BNDES E AS RESERVAS CAMBIAIS DO BRASIL PARA COMPRAR DUVIDOSOS ELETROLISADORES.
    MARROCOS E ARGÉLIA SÃO PERTINHO DA EUROPA. PORQUÊ NÃO FAZEM J2V LÁ?

  5. Conheço muito muito pouco sobre o hidrogênio verde.
    Moro em SP, mas sou natural de Acopiara. Sou eng. civil e atuo no segmento de energia solar, me orgulho muito pelo destaque do nosso estado

  6. O Ceará sai na vanguarda do Hidrogênio Verde e do carro Voador.O Governador do nosso Estado está de parabéns, juntamente com as empresas que acreditam na força do nordestino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal