Novo gerador é fruto de uma parceria entre a Qair Brasil e a CSI Gerpower. Foto: Divulgação
O Ceará colocou em em operação, nesta sexta-feira (17), o primeiro gerador movido a hidrogênio verde do Brasil, em evento promovido pelo grupo francês Qair Internacional, em Fortaleza (CE).
O encontro, que contou com a participação do governador Elmano de Freitas (PT), também ficou marcado pela assinatura da criação do Dia Estadual do Hidrogênio Verde, que será celebrado anualmente em 17 de novembro.
O novo gerador é fruto de uma parceria entre a Qair Brasil com a empresa cearense CSI Gerpower. O equipamento será usado para gerar energia no espaço da exposição da Qair, no Marina Park Hotel, onde justamente ocorreu a cerimônia desta sexta-feira.
“Acreditamos que o hidrogênio verde finalmente transformará a transição energética em uma revolução economicamente viável”, disse Louis Blanchard, chairman da Qair Internacional.
Para ele, o Ceará tem a capacidade, com apoio de suas autoridades, de produzir o combustível renovável em massa tanto para o mercado local, como também para o resto do mundo.
“O hidrogênio é o novo petróleo, e o Ceará poderá se tornar um dos protagonistas desse novo mundo da energia”, pontuou o executivo da multinacional francesa.
A Qair é uma das 34 empresas que firmaram com o Ceará memorando de entendimento na finalidade de produzir o hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.