O Procon-SP notificou novamente a Enel pela interrupção prolongada no fornecimento de energia elétrica na região Metropolitana de São Paulo, que deixou mais de 150 mil imóveis sem acesso à luz no último dia 7 de janeiro.
Essa é a segunda advertência emitida pelo órgão de defesa do consumidor em menos de 15 dias. Desde novembro de 2023, o Procon já moveu quatro procedimentos contra a distribuidora pelo mesmo motivo.
“Há mais de um ano que a empresa alega que os problemas são causados por eventos climáticos severos, com ventos acima do esperado; e também há mais de um ano não se tem notícia de que alguma providência efetiva, seja de engenharia ou de operações, tenha sido tomada para, no mínimo, agilizar a retomada dos serviços”, afirma Luiz Orsatti Filho, diretor executivo do Procon-SP.
Procon abre novo procedimento contra a Enel por falta de energia em SP
O profissional acrescenta que a alegação da concessionária de que os ventos têm sido acima do normal não pode mais ser uma resposta aceitável. “Isso deixou de ser um elemento surpresa para se tornar recorrente, como já vinha sendo alertado”, disse ele.
Na notificação encaminhada à Enel, foram pedidos esclarecimentos detalhados da área e do número de consumidores impactados; sobre as providências adotadas para a retomada do serviço e como a informação foi passada aos consumidores.
O Procon também pediu informações sobre a política de compensações aos consumidores que permaneceram muitas horas sem energia em suas residências e comércios. A Enel tem um prazo de sete dias para enviar os esclarecimentos ao órgão.
O que diz a Enel?
Em nota, a Enel informou ter aprimorado o plano de contingência, com reforço das equipes em campo, contratação de mais eletricistas próprios, o aumento da frota de geradores, a ampliação da capacidade nos canais de atendimento, aumento do número de manutenções preventivas e podas de galhos perto da rede elétrica.
“Em função dessas medidas já implementadas, após as chuvas na última terça-feira (7), com rajadas de vento acima de 80Km/h e queda de granizo, conseguiu restabelecer a energia para a maioria dos clientes afetados em até 30 minutos após o início da tempestade. Os demais clientes tiverem o serviço normalizado ao longo da quarta-feira (8), quando as equipes concluíram os trabalhos complexos de reconstrução da rede”, informou a companhia.
A concessionária paulista alegou também que o temporal “causou severos danos não só no sistema elétrico, mas também na estrutura urbana de bairros da capital e cidades da Região Metropolitana” e afirmou que elevará “os investimentos em R$ 10,4 bilhões até 2027 em reforço, resiliência, digitalização e expansão da rede de distribuição, com soluções que contribuam para agilizar o restabelecimento da energia em caso de interrupção”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].